O MODELO DE TURISMO DA COSTA RICA: SUA EVOLUÇÃO E ADAPTAÇÃO AO TERRITÓRIO COMO ESTRATÉGIA DE COMPETITIVIDADE TURÍSTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2021.56055

Palavras-chave:

Turismo. Modelo turístico. Competitividade Turística. Território. Costa Rica.

Resumo

Sendo o turismo uma atividade económica de grande importância a nível mundial, a consolidação dos espaços como destinos turísticos requer um modelo sólido, com estratégias de competitividade turística, que considerem diferentes fatores do território, interpretando isto não apenas como um facto físico natural, mas também como um produto construído socialmente. Na América Latina, a Costa Rica é um daqueles destinos que implementou diferentes estratégias para se manter como referência turística a nível regional, o anterior se baseia na adaptação de seu modelo de turismo às diferentes variáveis de seu território, com base em seu sistema turístico, que é denominado pelo Instituto Costa-riquenho de Turismo (TIC, 2017), como um sistema adaptativo, capaz de desenvolver comportamentos ou formas de proceder para avançar em direção a objetivos, mas com resultados imprevisíveis. Este artigo faz referência ao modelo de turismo da Costa Rica, suas diferentes etapas, sua evolução e as diferentes políticas públicas baseadas nas características de seu território, que lhe permitiram projetar e comercializar seus produtos turísticos diferenciados em nível internacional, levando a um crescimento contínuo da atividade turística no período 1980-2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Meylin Alvarado Sánchez, Universidad Nacional de Costa Rica (UNA)

Geógrafo con Énfasis en Ordenamiento Territorial, Licenciado en Educación Ambiental, Magíster en Desarrollo Comunitario Sustentable, en la Universidad Nacional de Costa Rica. Especialidad en Geografía del Turismo, CEPEIGE-IPGH, Ecuador.

Evaluadora del Certificado de Sostenibilidad Turística (CST) del Instituto Costarricense de Turismo (ICT)

Doctora en Geografía del PPGEO, UERJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-12-27

Como Citar

Alvarado Sánchez, M. (2021). O MODELO DE TURISMO DA COSTA RICA: SUA EVOLUÇÃO E ADAPTAÇÃO AO TERRITÓRIO COMO ESTRATÉGIA DE COMPETITIVIDADE TURÍSTICA. Geo UERJ, (39), e56055. https://doi.org/10.12957/geouerj.2021.56055