A ERA SAMBÓDROMO: os debates que surgiram e os impactos gerados pela construção de um palco fixo para os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro (1984 a 2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2022.55683

Palavras-chave:

Sambódromo, Desfiles, Escolas de samba, Debates, Lugar.

Resumo

O presente artigo é um desmembramento de uma pesquisa maior que abordava toda a trajetória dos lugares dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, desde o primeiro desfile realizado na Praça Onze em 1932 até chegar ao Sambódromo na década de 1980. Selecionando este último lugar mencionado como foco, a presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre os debates que surgiram e os impactos deixados na cidade do Rio de Janeiro motivados pela construção do Sambódromo. Ressaltando detalhes da obra, o artigo aborda em linhas gerais, as alterações na paisagem urbana da região aonde o próprio Sambódromo foi construído, as modificações no formato de como as escolas de samba desfilavam, a construção de uma identidade própria ao Sambódromo e da imagem da cidade através do carnaval, bem como as utilizações da “Passarela do Samba” fora do período carnavalesco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Felipe Gomes Cunha Vidal, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduando do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, membro e bolsista de Iniciação Científica do grupo PET – Programa de Educação Tutorial – sendo orientado pelo Prof. Dr. Eduardo José Pereira Maia.

Downloads

Publicado

2022-08-20

Como Citar

Gomes Cunha Vidal, L. F. (2022). A ERA SAMBÓDROMO: os debates que surgiram e os impactos gerados pela construção de um palco fixo para os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro (1984 a 2019). Geo UERJ, (41), e55683. https://doi.org/10.12957/geouerj.2022.55683

Edição

Seção

Artigos