ANÁLISE DOS ÍNDICES DE VEGETAÇÃO PARA MONITORAMENTO REMOTO DAS CAATINGAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.55653

Palavras-chave:

resposta espectral, cobertura vegetal, ambientes semiáridos

Resumo

Nos últimos anos o número de estudos que empregam índices de vegetação na identificação e extração de informações da cobertura vegetal das caatingas vem crescendo, o que desperta atenção quanto ao potencial de cada índice. Nesse contexto, o objetivo deste artigo foi analisar o potencial de índices de vegetação na identificação e caracterização da estrutura da cobertura vegetal das caatingas, tendo como área piloto de estudo o município de Petrolina, Pernambuco. Para desenvolvimento da pesquisa, inicialmente foi desenvolvido um mapeamento padrão com cinco tipologias de uso das terras validado posteriormente com dados de campo. Em seguida, foram processados 18 índices de vegetação sobre uma imagem gerada pelo sensor OLI (Operational Terra Imager) acoplado ao satélite LandSat 8. Os valores dos índices foram comparados com o mapa de usos e ocupação das terras para verificar a eficiência de cada um. Os resultados indicam que cada índice analisado apresentaram eficácias diferenciadas na identificação dos alvos presentes em campo. Sendo que quanto mais densa a cobertura vegetal maiores os acertos dos índices, sendo assim, o principal problema dos índices aplicados as caatingas foram na identificação de áreas com cobertura vegetal esparsa e solo exposto. Nesse contexto, faz-se necessário cuidados na seleção de índices de vegetação para estudos em ambientes semiáridos dando preferência para aqueles que apresentem em sua estrutura parâmetros de separação da interferência dos solos sobre a resposta espectral dos ambientes mapeados.             

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo José de Carvalho Lopes, Universidade de Pernambuco

Graduado em geografia pela Universidade de Pernambuco no Campus Petrolina. Integrante do Grupo de Trabalho em Monitoramento Ambiental e Geotecnologia (GTMAGEO) vinculado ao grupo de pesquisa Sociedade e Natureza Vale do São Francisco. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq. Tendo Trabalhado nas subáreas da geografia física com uso das geotecnologias aplicadas ao estudos da desertificação, solos, cobertura vegetal e climatologia. Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental para o Semiárido (PPGCTAS). Desenvolvendo trabalho com índices de vegetação aplicados na Caatinga e integrante do Laboratório de Física e Energias Renováveis (LFER).

Antonio Marcos dos Santos, Universidade de Pernambuco

Graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutorado em Geografia pela referida instituição. Atualmente é Professor Adjunto Nível II A do curso de Geografia lotado na Universidade de Pernambuco (UPE) campus Petrolina. Coordenador do curso de Licenciatura Plena em Geografia da UPE campus Petrolina. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Ciências e Tecnologias Ambientais para o Semiárido) - nível mestrado (UPE) e do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares - nível mestrado (UPE).

Claudemiro de Lima Júnior, Universidade de Pernambuco

Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco - UPE (2003), mestrado em Engenharia Mecânica com ênfase em Energia Eólica pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2006) e doutorado em Tecnologias Energéticas e Nucleares, com ênfase em Fontes Renováveis pela UFPE (2013). Professor adjunto da UPE - Campus Petrolina, atualmente é coordenador do Laboratório de Física e Energias Renováveis, membro do Conselho de Inovação da UPE e vice-coordenador do mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental.

Downloads

Publicado

2023-05-18

Como Citar

Lopes, R. J. de C., Santos, A. M. dos, & Lima Júnior, C. de. (2023). ANÁLISE DOS ÍNDICES DE VEGETAÇÃO PARA MONITORAMENTO REMOTO DAS CAATINGAS. Geo UERJ, (42), e55653. https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.55653