OS LUGARES DO LIVRO NA GEOGRAFIA: ABORDAGENS NA GEOGRAFIA DO LIVRO E NA HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2021.54361

Palavras-chave:

Livro. Manual escolar. Cultura material. Geografia do livro. História da geografia escolar

Resumo

O artigo analisou as abordagens que a geografia tem mobilizado no estudo que envolve o livro, com a finalidade de produzir conhecimento de natureza geográfica e sobre o próprio campo. Desse modo, levantou-se o seguinte questionamento: como essa ciência tem se apropriado do livro, no geral, e do manual escolar de geografia, em particular, para produzir, reproduzir e divulgar conhecimento? Dessa forma, realizou-se uma apreciação crítica de aspectos teórico-metodológicos conferidos ao livro em duas abordagens que o têm como objeto de estudo e/ou o utilizam como fonte documental: a “geografia do livro” e a “história da geografia escolar”. Na primeira, verificou-se uma ênfase na consideração do espaço como um dos agentes relacionados à produção, distribuição e consumo de livros. Na segunda, destacaram-se tratamentos voltados para a análise dos conteúdos e dos currículos que, por sua vez, tem negligenciado um exame propriamente geográfico das trajetórias da disciplina escolar. Buscou-se evidenciar a potencialidade de abordagens que valorizam a dimensão material do livro, como objeto físico, concreto, materializado no espaço e que compõe um sistema de ações e de objetos. Por fim, indica-se caminhos possíveis no campo da história da geografia escolar a partir da valorização da dimensão material e histórica do livro escolar e sua análise, desde uma perspectiva geográfica.

Biografia do Autor

Gabriela Leles, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Possui mestrado em Geografia pela mesma universidade e licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com período sanduíche na Universidade Pedagógica (UP-Maputo) em Moçambique. Integra o Grupo de Pesquisas Território e Cidadania (IGEO/CCMN/UFRJ) e desenvolve pesquisas sobre a História da Geografia, do Pensamento Geográfico, da Geografia Escolar e o Ensino de Geografia.

Downloads

Publicado

2021-12-27

Como Citar

Leles, G. (2021). OS LUGARES DO LIVRO NA GEOGRAFIA: ABORDAGENS NA GEOGRAFIA DO LIVRO E NA HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR. Geo UERJ, (39), e54361. https://doi.org/10.12957/geouerj.2021.54361