OS LUGARES DO LIVRO NA GEOGRAFIA: ABORDAGENS NA GEOGRAFIA DO LIVRO E NA HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2021.54361

Palavras-chave:

Livro. Manual escolar. Cultura material. Geografia do livro. História da geografia escolar

Resumo

O artigo analisou as abordagens que a geografia tem mobilizado no estudo que envolve o livro, com a finalidade de produzir conhecimento de natureza geográfica e sobre o próprio campo. Desse modo, levantou-se o seguinte questionamento: como essa ciência tem se apropriado do livro, no geral, e do manual escolar de geografia, em particular, para produzir, reproduzir e divulgar conhecimento? Dessa forma, realizou-se uma apreciação crítica de aspectos teórico-metodológicos conferidos ao livro em duas abordagens que o têm como objeto de estudo e/ou o utilizam como fonte documental: a “geografia do livro” e a “história da geografia escolar”. Na primeira, verificou-se uma ênfase na consideração do espaço como um dos agentes relacionados à produção, distribuição e consumo de livros. Na segunda, destacaram-se tratamentos voltados para a análise dos conteúdos e dos currículos que, por sua vez, tem negligenciado um exame propriamente geográfico das trajetórias da disciplina escolar. Buscou-se evidenciar a potencialidade de abordagens que valorizam a dimensão material do livro, como objeto físico, concreto, materializado no espaço e que compõe um sistema de ações e de objetos. Por fim, indica-se caminhos possíveis no campo da história da geografia escolar a partir da valorização da dimensão material e histórica do livro escolar e sua análise, desde uma perspectiva geográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Leles, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Possui mestrado em Geografia pela mesma universidade e licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com período sanduíche na Universidade Pedagógica (UP-Maputo) em Moçambique. Integra o Grupo de Pesquisas Território e Cidadania (IGEO/CCMN/UFRJ) e desenvolve pesquisas sobre a História da Geografia, do Pensamento Geográfico, da Geografia Escolar e o Ensino de Geografia.

Downloads

Publicado

2021-12-27

Como Citar

Leles, G. (2021). OS LUGARES DO LIVRO NA GEOGRAFIA: ABORDAGENS NA GEOGRAFIA DO LIVRO E NA HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR. Geo UERJ, (39), e54361. https://doi.org/10.12957/geouerj.2021.54361