REFUGIADOS CONGOLESES NO RIO DE JANEIRO: Entre os Desafios do Refúgio e a Resistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2022.52463

Palavras-chave:

Refugiados. Congoleses. Resistência. Integração. Rio de Janeiro.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender formas de resistência de refugiados congoleses na cidade do Rio de Janeiro por meio de duas principais formas: pelo mercado de trabalho, que tem sido um dos grandes desafios enfrentados pelo grupo e; pela organização em comunidade em que se articulam, tornando-a a principal fonte de apoio e integração entre eles e à sociedade brasileira. Para isso, utilizaram-se relatos de congoleses em entrevistas não-estruturadas para conhecer tanto as necessidades, bem como as estratégias utilizadas pelo grupo para vencer barreiras cotidianas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Lemos Sant' Ana, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Bacharela e licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestranda pela mesma instituição.

Maria Lucia Pires Menezes, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professora Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universitat de Barcelona (2002) e Estágio Pós-Doutoral na Universitat de Barcelona (2013-2014).

Downloads

Publicado

2022-11-28

Como Citar

Sant’ Ana, F. L., & Menezes, M. L. P. (2022). REFUGIADOS CONGOLESES NO RIO DE JANEIRO: Entre os Desafios do Refúgio e a Resistência. Geo UERJ, (41), e52463. https://doi.org/10.12957/geouerj.2022.52463

Edição

Seção

Artigos