O CIRCUITO TERRAS ALTAS DA MANTIQUEIRA POR UMA PERSPECTIVA TERRITORIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2021.52299

Palavras-chave:

Território. Políticas de Turismo. Mantiqueira. GTP. Circuitos turísticos.

Resumo

Introdução: O circuito Terras Altas da Mantiqueira é um circuito turístico localizado no sul de Minas Gerais e que faz parte da Serra da Mantiqueira, um conjunto de elevações localizado entre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de janeiro. Foi criado, em 1998, como o primeiro Circuito Turístico oficial do estado. A estrutura de circuitos é uma política pública de influência territorial. Objetivo: O artigo tem como objetivo apresentar, por uma visão geográfica, o território em uma região de potencial turístico, no caso, as Terras Altas da Mantiqueira. A proposta faz parte de um estudo mais abrangente, que apresenta a localidade com base na metodologia GTP (Geossistema – Território - Paisagem) de Bertrand e Bertrand (2007), porém, buscando uma maior aproximação com as propostas de Haesbaert (2004). Métodos: Os dados foram obtidos através de revisão bibliográfica, do levantamento de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e de outros órgãos e também foram realizados trabalhos de campo durante o segundo semestre de 2019. Resultado: O resultado foi a criação de uma base de informações sobre o contexto territorial, tanto dos aspectos de políticas públicas, quanto de ocupação histórica. Conclusão: Para os gestores, a compreensão desse pertencimento pode apontar territórios que se sobrepõem e pontos de associação que transcendam os limites do circuito e proporcionem parcerias, que respeitem a população e permitam ao turista experimentar outro nível de vivência, adentrando em uma dimensão territorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Henrique de Oliveira Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Possui graduação em Turismo pela Faculdade Estácio de Sá Juiz de Fora (2010), graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA pela FACULDADE PAULISTA SAO JOSE (2014) e mestrado em GEOGRAFIA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2020). Atualmente é professor de geografia - EENSA e professor de geografia - Colégio Objetivo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, demanda, planejamento, turismo e preservação.

Vicente Paulo dos Santos Pinto, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professor Titular do Departamento de Geociências (DEGEO) do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Graduado em Geografia pela UFJF (1987). Especialização em Geografia Humana pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1991), sob orientação do Prof. Cássio E. Viana Hissa. Mestre (1997) e Doutor (2004) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Área de Concentração Geografia e Gestão do Território, tendo sido orientado pela Profa. Bertha K. Becker. Pós-Doutor (2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, sob supervisão do Prof. Mauro Guimarães. Integro o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO / UFJF). Líder Adjunto do Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem do Instituto de Ciências Humanas da UFJF e participante do Núcleo de Pesquisa em Educação, Ciências, Matemática e Tecnologia (NEC) da Faculdade de Educação (FACED) da UFJF, como membro do GEA - Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental. Coordeno o Laboratório GEMA - Geografia, Educação e Meio Ambiente, vinculado ao DGEO / PPGEO / ICH / UFJF. Áreas de atuação: Geografia Política e Meio Ambiente; Educação Ambiental e Ensino de Geografia; Ecologia Política e Gestão do Território; Agricultura familiar e Agroecologia. vinculado ao DGEO / PPGEO / ICH / UFJF. Áreas de atuação: Geografia Política e Meio Ambiente; Educação Ambiental e Ensino de Geografia; Ecologia Política e Gestão do Território; Agricultura familiar e Agroecologia. vinculado ao DGEO / PPGEO / ICH / UFJF. Áreas de atuação: Geografia Política e Meio Ambiente; Educação Ambiental e Ensino de Geografia; Ecologia Política e Gestão do Território; Agricultura familiar e Agroecologia.

Downloads

Publicado

2021-12-27

Como Citar

Santos, L. H. de O., & Pinto, V. P. dos S. (2021). O CIRCUITO TERRAS ALTAS DA MANTIQUEIRA POR UMA PERSPECTIVA TERRITORIAL. Geo UERJ, (39), e52299. https://doi.org/10.12957/geouerj.2021.52299