CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PINHAIS (PARANÁ) E A OCORRÊNCIA DE DESASTRES HIDROMETEOROLÓGICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2021.51508

Palavras-chave:

Clima. Relevo. Recursos Hídricos. Inundação. Gestão de Risco

Resumo

As consequências das atividades humanas na natureza tem sido alvo de preocupação há muitos anos. No entanto, isto tem se agravado com o aumento da ocorrência de eventos extremos nos centros urbanos, sendo cada vez mais importante conhecer todos os aspectos que se intercalam às cidades. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é caracterizar os aspectos climatológicos, geomorfológicos, pedológicos e hidrológicos do município de Pinhais, integrante da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), no Estado do Paraná, e, com base nisso, analisar a ocorrência de eventos hidrometeorológicos no território. Trata-se, pois, de um estudo predominantemente descritivo, fundamentado em dados secundários disponibilizados pelas coordenadorias municipal e estadual de proteção e defesa civil. Como principal resultado, tem-se a identificação dos principais pontos de suscetibilidade e vulnerabilidade do município, sendo um importante instrumento de gestão. Conclui-se que o presente método auxilia na compreensão da percepção dos riscos em que o município se encontra, auxiliando na adoção de medidas que minimizem os impactos causados por eventos hidrometeorológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Noli da Fonseca, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Mestrando em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Gestão Ambiental de Empresas pela Faculdade. Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Paraná.

Larissa Maria da Silva Ferentz, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutoranda e Mestra em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Gestão Ambiental de Empresas pela Faculdade Souza. Engenheira Ambiental pela PUCPR.

Carlos Mello Garcias, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo, mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Downloads

Publicado

2021-12-26

Como Citar

Fonseca, M. N. da, Ferentz, L. M. da S., & Garcias, C. M. (2021). CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PINHAIS (PARANÁ) E A OCORRÊNCIA DE DESASTRES HIDROMETEOROLÓGICOS. Geo UERJ, (39), e51508. https://doi.org/10.12957/geouerj.2021.51508