A EXPANSÃO DA COVID-19 NA BAIXADA FLUMINENSE – RJ: SEUS CAMINHOS E EFEITOS SOCIAIS NA PERIFERIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2021.51431

Palavras-chave:

Pandemia – Covid-19 – Região Metropolitana – Rio de Janeiro – Baixada Fluminense.

Resumo

Introdução:  O contexto da pandemia do novo coronavírus apontou para a importância de compreender a expansão geográfica desta doença, seus caminhos e efeitos, em especial nos territórios periféricos. Objetivo:  Analisar e visibilizar os impactos da pandemia na porção da periferia oeste da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, conhecida como Baixada Fluminense. Métodos (opcional):  Baseado no método qualiquantitativo, utilizamos dados da Covid-19 disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro nos primeiros meses da pandemia [março, abril e maio do ano de 2020], e realizamos uma análise da produção territorial da região de estudo para avaliar os efeitos e impactos do avanço desta doença. Resultados: Construção de mapas de calor da incidência da Covid-19 pelos bairros dos municípios da Baixada Fluminense que demonstraram as centralidades e os caminhos da doença pelos territórios periféricos, e produção de gráficos com o número de contaminados e novos casos em perspectiva comparada de parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Conclusão: A expansão geográfica do novo coronavírus tem revelado que as periferias metropolitanas são espaços privilegiados de contaminação, os dados apresentados demonstram um rápido crescimento do número de casos nessas áreas. Outrossim a maior incidência corresponde aos territórios que apresentam os caminhos de circulação metropolitana, maior centralidade no contexto dos municípios, grande adensamento populacional e maior vulnerabilidade econômica e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Santos da Rocha, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professor Adjunto do Departamento de Geociências da Unuiversidade Federal Rural do Rio de janeiro. Doutor em Geografia pela UFRJ, Mestre em Geografia pela UFF e Especialista em políticas territoriais pela UERJ.

Downloads

Publicado

2021-03-11

Como Citar

Rocha, A. S. da, de Sousa, G. M., Fortes, A., & de Oliveira, L. D. (2021). A EXPANSÃO DA COVID-19 NA BAIXADA FLUMINENSE – RJ: SEUS CAMINHOS E EFEITOS SOCIAIS NA PERIFERIA. Geo UERJ, (38), e51431. https://doi.org/10.12957/geouerj.2021.51431

Edição

Seção

Artigos