Educação Ambiental no Desenvolvimento Sustentável de Áreas Protegidas — Projeto a Escola e o Parque Estadual da Pedra Branca (RJ)

Nadja Maria Castilho da Costa, Vivian Catilho da Costa, César Pessoa Cortes, Daniele Teixeira de Carvalho, Janina Azevedo dos Santos

Resumo


O Parque Estadual da Pedra Branca é a segunda mais importante Unidade de Conservação
do municio do Rio de Janeiro e seus recursos naturais encontram-se ameaçados pelas diversas ações impa.ctantes que vêm ocorrendo. Por sua vez, as escolas próximas ainda desconhecem seu valor e importância, da mesma maneira que necessitam de práticas
educativas que as capacitem para servirem de agentes de proteção e difusão do Parque, como área a ser protegida. Neste sentido, está sendo criada uma rede de conhecimento em educação ambiental nas escolas públicas municipais (ensino fundamental e médio) que se localizam em seu entorno. As ações educativas formais já contemplaram duas escolas municipais, localizadas nas vertentes norte e nordeste do Parque, compreendendo capacitação de seis professores e aproximadamente 160 alunos da 4 série do ensino fundamental, desempenhando, portanto, o seu papel na conservação em um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da cidade do Rio de Janeiro.




Palavras-chave


Educação ambiental; Unidade de Conservação; conservação da natureza; desenvolvimento sustentável.

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DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2003.49225



Direitos autorais 2020 Nadja Maria Castilho da Costa, Vivian Catilho da Costa, César Pessoa Cortes, Daniele Teixeira de Carvalho, Janina Azevedo dos Santos

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ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj

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