Educação Ambiental no Desenvolvimento Sustentável de Áreas Protegidas — Projeto a Escola e o Parque Estadual da Pedra Branca (RJ)

Autores

  • Nadja Maria Castilho da Costa
  • Vivian Catilho da Costa
  • César Pessoa Cortes
  • Daniele Teixeira de Carvalho
  • Janina Azevedo dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2003.49225

Palavras-chave:

Educação ambiental, Unidade de Conservação, conservação da natureza, desenvolvimento sustentável.

Resumo

O Parque Estadual da Pedra Branca é a segunda mais importante Unidade de Conservação
do municio do Rio de Janeiro e seus recursos naturais encontram-se ameaçados pelas diversas ações impa.ctantes que vêm ocorrendo. Por sua vez, as escolas próximas ainda desconhecem seu valor e importância, da mesma maneira que necessitam de práticas
educativas que as capacitem para servirem de agentes de proteção e difusão do Parque, como área a ser protegida. Neste sentido, está sendo criada uma rede de conhecimento em educação ambiental nas escolas públicas municipais (ensino fundamental e médio) que se localizam em seu entorno. As ações educativas formais já contemplaram duas escolas municipais, localizadas nas vertentes norte e nordeste do Parque, compreendendo capacitação de seis professores e aproximadamente 160 alunos da 4 série do ensino fundamental, desempenhando, portanto, o seu papel na conservação em um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da cidade do Rio de Janeiro.



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Publicado

2020-03-26

Como Citar

Costa, N. M. C. da, Costa, V. C. da, Cortes, C. P., Carvalho, D. T. de, & Santos, J. A. dos. (2020). Educação Ambiental no Desenvolvimento Sustentável de Áreas Protegidas — Projeto a Escola e o Parque Estadual da Pedra Branca (RJ). Geo UERJ, (13), 49. https://doi.org/10.12957/geouerj.2003.49225