Reestruturação Intra-urbana e Novas "Estratégias" de Produção do Espaço: reflexões sobre o papel da cultura nas recentes transformações da área central do Rio de Janeiro
Resumo
O presente artigo analisa o processo de recuperação de espaços degradados em grandes cidades à luz dos projetos de intervenção urbana, inseridos no discurso de criação e venda de uma imagem urbana forte e competitiva para o exterior — estratégia denominada "marketing urbano". A partir do estudo do papel da cultura nas recentes transformações da área central da cidade do Rio de Janeiro, o objetivo é contribuir para uma abordagem mais crítica acerca dos desdobramentos do projeto "Corredor Cultural", quais sejam, a produção de "espaços especializados'', onde a cultura torna-se objeto de consumo.
Palavras-chave
Área central; projetos de intervenção urbana; Rio de Janeiro.
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2003.49224
Direitos autorais 2020 Thiago Ramos Machado

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ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj