Desigualdade de Renda e Disparidades Regionais

João Luiz de Figueiredo Silva

Resumo


Sabe-se que o Brasil é um país marcado por diversas desigualdades. As disparidades regionais e a péssima distribuição de renda são algumas evidências dessas desigualdades.
De fato, tanto o espaço brasileiro como a sociedade são marcados por diversas  disparidades. A desigualdade de renda foi aprofundada pelo desenvolvimentismo brasileiro ao longo da década de 60. A repercussão desse processo foi fortemente sentida nas discussões acadêmicas ao longo da década de 70. Diversas teorias buscaram explicar a concentração de renda como um fato transitório da economia brasileira. Um dos pontos aponta as disparidades regionais como causa da desigualdade de renda no Brasil. Apresenta-se, aqui, essa discussão ao longo da década de 70, atualizando-a e questionando se as disparidades regionais realmente podem ser consideradas uma das responsáveis pela desigualdade de renda no Brasil.


Palavras-chave


Desigualdade de renda; disparidades regionais; modelo econômico brasileiro.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2002.49209



Direitos autorais 2020 João Luiz de Figueiredo Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj

Licença Creative Commons