Desigualdade de Renda e Disparidades Regionais

Autores

  • João Luiz de Figueiredo Silva

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2002.49209

Palavras-chave:

Desigualdade de renda, disparidades regionais, modelo econômico brasileiro.

Resumo

Sabe-se que o Brasil é um país marcado por diversas desigualdades. As disparidades regionais e a péssima distribuição de renda são algumas evidências dessas desigualdades.
De fato, tanto o espaço brasileiro como a sociedade são marcados por diversas  disparidades. A desigualdade de renda foi aprofundada pelo desenvolvimentismo brasileiro ao longo da década de 60. A repercussão desse processo foi fortemente sentida nas discussões acadêmicas ao longo da década de 70. Diversas teorias buscaram explicar a concentração de renda como um fato transitório da economia brasileira. Um dos pontos aponta as disparidades regionais como causa da desigualdade de renda no Brasil. Apresenta-se, aqui, essa discussão ao longo da década de 70, atualizando-a e questionando se as disparidades regionais realmente podem ser consideradas uma das responsáveis pela desigualdade de renda no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-26

Como Citar

Silva, J. L. de F. (2020). Desigualdade de Renda e Disparidades Regionais. Geo UERJ, (12), 93. https://doi.org/10.12957/geouerj.2002.49209