Carta de Enchentes da Praça da Bandeira e Tijuca (RJ)
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2002.49157Palavras-chave:
Percepção ambiental, carta de enchentes, desenvolvimento local e integrado.Resumo
O intenso desenvolvimento urbano das cidades acaba por gerar uma apropriação do meio ambiente fi'sico desordenada, tornando muitas vezes as condições ambientais dos núcleos urbanos em um elemento segregador. Inserido nesse contexto, os bairros da Grande Tijuca merecem destaque pela notória problemática ambiental gerada a partir do processo de
urbanização intenso da área, com ocupação e transformações inadequadas do ambiente
construído sobre o meio físico natural. A área de estudo do presente trabalho apresenta
ainda uma alta concentração populacional, tanto nas áreas de baixada, quanto nas encostas — áreas de favelas. Realiza-se, aqui, o mapeamento das áreas de inundação pelas ruas dos bairros Praça da Bandeira e Tijuca, vias que interligam a Zona Norte ao Centro e à Zona Sul da cidade. Para isso, buscou-se o enfoque na população, sendo verificada a grande importância da utilização da percepção ambiental da população local como instrumento fundamental na gestão do meio ambiente urbano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.