O mapa municipal digitai - apoio à base territorial rural do Censo do ano 2000

Cláudio João Barreto dos Santos, Edison Pereira Ribeiro, Anna Lúcia Barreto de Freitas, Wolmar Gonçalves Magalhães

Resumo


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , órgão do Ministério da Fazenda da Presidência da República, através do Departamento de Cartografia da Diretoria de Geociências, é responsável pela elaboração dos mapas municipais, que são as bases cartográficas dos mapas Municipais para fins Estatísticos. Estes mapas, juntamente com um sistema de cadastros, formam o que se convencionou chamar de Base Territorial para fins censitários. Estes mapas formam a componente rural desta Base. Até o censo demográfico de 1996, estes mapas eram confeccionados de forma analógica, através de desenho oriundo da compilação das folhas topográficas que espelham o território do município. Para o Censo do ano 2000, a produção deste mapa será toda feita em meio digital, através de um aplicativo que agenautomatiza todo o processo de confecção do mapa. Este processo também implicou a conversão dos originais do mapeamento das escalas topográficas do mapeamento sistemático, reunindo, num esforço conjunto, o IBGE e a Diretoria do Serviço Geográfico do Exército - DSG. Além disso, foram planejadas e executadas campanhas de atualização cartográfica de campo e gabinete para os 1058 mais populosos municípios brasileiros - com população maior que 25.000 habitantes. Este ensaio mostrará como o Departamento de Cartografia do IBGE esquematizou-se e vem se preparando nesta nova forma de produção do mapa municipal como apoio ao Censo Demográfico do ano 2000.


Palavras-chave


Censo Demográfico; Base Territorial; Sistema de Produção de Mapas Automatizado.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2000.49080



Direitos autorais 2020 Cláudio João Barreto dos Santos, Edison Pereira Ribeiro, Anna Lúcia Barreto de Freitas, Wolmar Gonçalves Magalhães

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj

Licença Creative Commons