A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UERJ/CEDERJ: O LUGAR E A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NO CURSO DE FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UERJ/CEDERJ NO SISTEMA SEMIPRESENCIAL

Glaucio José Marafon, José Silvan Borborema Araújo, Vanilda Maria Santos Teófilo

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar um panorama de como o conhecimento produzido nas diferentes disciplinas do curso de Licenciatura em Geografia da UERJ/CEDERJ, modalidade semipresencial, propicia a construção de um professor pesquisador focada na relação teoria-prática, dispondo de elementos facilitadores que permitem que esse profissional se torne um produtor de conhecimento. Assim, tomamos como ponto de partida alguns aspectos teóricos do processo de formação de professores na licenciatura e a concepção de professor reflexivo (SCHON, 1990).  A partir de atividades oferecidas aos alunos do curso de licenciatura – Seminários de Pesquisa e curso de Técnicas de Pesquisa –, acreditando serem estas relevantes no processo de construção de uma consciência sobre suas práticas futuras, foi feita uma sondagem com os alunos dos polos onde o curso de Geografia é ministrado, com o intuito de verificar até que ponto o curso vem propiciando a formação de um professor pesquisador.

Palavras-chave


Formação; Professor Pesquisador; Licenciatura; Geografia UERJ/CEDERJ; Pesquisa no sistema semipresencial.

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DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.48437



Direitos autorais 2020 Glaucio José Marafon, José Silvan Borborema Araújo, Vanilda Maria Santos Teófilo

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ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj

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