PETRÓLEO E EMPREGO: UMA ANÁLISE EM MUNICÍPIOS SELECIONADOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Rosélia Piquet Universidade Candido Mendes (UCAM)
  • Marlúcia Junger Lumbreras Universidade Candido Mendes (UCAM) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF)
  • Richard de Castro Universidade Candido Mendes (UCAM)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.48417

Palavras-chave:

Petróleo. Bacia de Campos. Bacia de Santos. Pré-sal. Emprego

Resumo

A descoberta e exploração de petróleo nos reservatórios na camada do pré-sal ocasionou o deslocamento de investimentos da Bacia de Campos para a Bacia de Santos, e, consequentemente, provocou alterações no mercado de trabalho das regiões produtoras. Deste modo, o objetivo do presente texto é analisar o impacto do setor de petróleo no mercado de trabalho nos locais em que são desenvolvidas as atividades de Exploração e Produção (E&P), por meio da análise de um número equivalente de municípios confrontantes a ambas as bacias, durante o período compreendido entre os anos de 2000 até o presente. Foram consideradas informações referentes à população residente, aos postos de trabalho e ao nível educacional. O estudo indica que os municípios que abrigam equipamentos da indústria propriamente dita são os que apresentam os melhores indicadores quanto ao emprego e ao nível educacional. O estudo é concluído ressaltando que as transformações estruturais da geopolítica do petróleo tornam os prognósticos sobre a evolução do setor um terreno altamente movediço, embora sejam necessárias análises sobre cenários futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-02-14

Como Citar

Piquet, R., Lumbreras, M. J., & de Castro, R. (2020). PETRÓLEO E EMPREGO: UMA ANÁLISE EM MUNICÍPIOS SELECIONADOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Geo UERJ, (36), e48417. https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.48417

Edição

Seção

Políticas Públicas e Território: análise da agenda pública na segunda década do século XXI