ECONOMIA CRIATIVA: OPORTUNIDADES E GARGALOS PARA O SEU FORTALECIMENTO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • João Luiz de Figueiredo Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
  • Diego Santos Vieira de Jesus Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.47276

Palavras-chave:

Economia criativa. Desenvolvimento. Rio de Janeiro. Índice de Desenvolvimento Potencial da Economia Criativa

Resumo

O artigo trata da relação entre o campo da economia criativa e sua crescente associação aos debates sobre desenvolvimento, especialmente nas escalas local e regional. O objetivo principal é identificar as oportunidades e os gargalos para o fortalecimento da economia criativa na cidade do Rio de Janeiro por meio da análise dos dados secundários de diversas bases estatísticas utilizadas na construção do Índice de Desenvolvimento Potencial da Economia Criativa (IDPEC), o qual foi aplicado a todas as capitais do Brasil. Além dessa análise mais centrada na capital, o artigo também apresenta um panorama da economia criativa no estado e a sua concentração na capital. Os resultados, por um lado, revelam a importância das atividades criativas na economia da cidade do Rio de Janeiro, as quais podem ser mobilizadas como indutoras do desenvolvimento, todavia, por outro lado, identificamos gargalos a serem superados em fatores cruciais para o fortalecimento da economia criativa, especialmente os que se relacionam com a educação, atratividade da cidade do Rio de Janeiro e políticas de apoio a cultura.

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Publicado

2020-02-14

Como Citar

de Figueiredo, J. L., & de Jesus, D. S. V. (2020). ECONOMIA CRIATIVA: OPORTUNIDADES E GARGALOS PARA O SEU FORTALECIMENTO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Geo UERJ, (36), e47276. https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.47276

Edição

Seção

Políticas Públicas e Território: análise da agenda pública na segunda década do século XXI