A GEOGRAFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): PERCURSOS E PERSPECTIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2021.45521

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular. Currículo. Ensino Fundamental. Ensino de Geografia. Brasil

Resumo

Introdução: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo, produzido pelo Ministério da Educação (MEC), que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das diversas etapas e modalidades da Educação Básica. Ao ser promulgada, a BNCC da Educação Infantil e Ensino Fundamental (EI/EF) se tornou a referência nacional para a constituição dos currículos do país. Objetivo: Considerando a importância deste documento para a educação brasileira e para a Geografia, a presente pesquisa buscou discutir a entrada da Geografia escolar no Brasil, a importância do componente curricular nos currículos escolares e, principalmente, sua presença na BNCC. Dessa forma, buscou-se compreender os possíveis impactos no processo de ensino-aprendizagem da Geografia e as implicações para a formação do professor dessa área do currículo escolar. Métodos: O estudo seguiu os métodos da pesquisa qualitativa, com especial utilização da análise de conteúdo, elegendo como fonte fundamental de pesquisa a análise de leis e documentos – especialmente o texto da BNCC EI/EF. Resultados: A partir da análise do documento, verificou-se que ele trará uma unificação dos conteúdos a nível nacional, entretanto, foram encontrados diversos retrocessos que incluem desde a explicação incompleta dos conceitos geográficos até uma escassa referência ao trabalho de campo da Geografia. Conclusão: Considerando tais elementos, este artigo almeja contribuir para a melhoria do processo formativo e da prática pedagógica dos professores de Geografia, apontando as mudanças e/ou desafios que enfrentarão na promoção da educação geográfica a partir da implantação da BNCC EI/EF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora Pinheiro, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

É formada em Geografia pela UEM, Mestre em Geografia pela UEM e participante do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica e Formação de Professores de Geografia (EDUPROGEO). ALém disso, também é professora de Geografia da rede básica de ensino. 

Claudivan Sanches Lopes, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (1988), mestrado em Educação pela mesma Universidade (2001), Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo - FFLCH/USP (2010) e é, atualmente, Professor Associado na Universidade Estadual de Maringá (Departamento de Geografia) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE) nesta mesma Universidade. É coordenador do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica e Formação de Professores de Geografia (EDUPROGEO). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em questões relacionadas ao ensino e à formação do professor dessa disciplina. Além de questões relacionadas ao ensino de Geografia, pesquisa a problemática da violência em meio escolar e os possíveis processos de prevenção e intervenção.

Downloads

Publicado

2021-07-29

Como Citar

Pinheiro, I., & Sanches Lopes, C. (2021). A GEOGRAFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): PERCURSOS E PERSPECTIVAS. Geo UERJ, (39), e45521. https://doi.org/10.12957/geouerj.2021.45521