A RACIONALIDADE NEOLIBERAL E A MILITARIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2021.45003

Palavras-chave:

Governamentalidade. Estado de exceção. Sociedade de controle. Segurança pública

Resumo

O neoliberalismo que se consolida como política econômica a partir da década de 1980 alcança sua forma plena de ordem social na atualidade. Muito além do discurso de não intervenção do Estado e de mercados autorregulados, o neoliberalismo pressupõe um Estado regulador da reprodução econômica e social. Gestão e empreendedorismo tornam-se conceitos chave dentro dessa racionalidade neoliberal, em que se estruturam o Estado gestor e o indivíduo empresa. As noções de coletivo e de serviço público se esfumam, sobressaindo-se as noções de desempenho e rentabilidade. O objetivo deste trabalho é analisar esse processo na perspectiva da segurança pública que se torna um setor de gestão da violência que criminaliza as áreas de concentração de pobreza, onde o estado de exceção passa a ser a norma. Toma-se como estudos de caso a intervenção do Governo Federal no Rio de Janeiro em 2018 e o Projeto de Lei de combate ao crime do atual ministro da justiça e segurança pública; ações e medidas unilaterais que desembocam na constituição de um estado policial e na militarização do espaço urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evanio dos Santos Branquinho, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

bacharelado e licenciatura em Geografia (Universidade de São Paulo 1992), mestrado em Geografia Humana (Universidade de São Paulo 2001) e doutorado em Geografia Humana (Universidade de São Paulo 2007). Tem experiência na área de Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: (re)produção do espaço, segregação socioespacial, intervenção do estado, cotidiano e lugar. Leciona na Universidade Federal de Alfenas-MG desde 2008.

Downloads

Publicado

2021-12-26

Como Citar

Branquinho, E. dos S. (2021). A RACIONALIDADE NEOLIBERAL E A MILITARIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO. Geo UERJ, (39), e45003. https://doi.org/10.12957/geouerj.2021.45003