AVALIAÇÃO DA FRAGILIDADE AMBIENTAL COMO SUBSÍDIO PARA GESTÃO AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DO BELTRÃO - MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2021.44364

Palavras-chave:

Fragilidade Potencial. Geoprocessamento. Álgebra de Mapas. Sensoriamento Remoto. SIG

Resumo

A bacia hidrográfica do Ribeirão do Beltrão apresenta área de 300 km², localizada no município de Selvíria-MS, é marcada por intensas transformações na paisagem, e possui dois assentamentos rurais, o São Joaquim (35,14 km²) e o Alecrim (12,7 km²). O objetivo deste trabalho foi avaliar a fragilidade ambiental, levando em consideração a relação de variáveis como solos, declividade, intensidade pluviométrica, áreas prioritárias para conservação da biodiversidade e uso e cobertura da terra. Os procedimentos metodológicos consistiram na sobreposição ponderada dessas variáveis em ambiente SIG (Sistema de Informação Geográfica). Os resultados indicaram que na maior parte da bacia ocorre média fragilidade ambiental (45,7%) associada às áreas de pastagem e silvicultura, com declividades entre 6% e 12%, seguida pela baixa fragilidade ambiental (43,1%), concentrada em locais com a presença de vegetação natural; muito alta (11,1%), correlacionadas as áreas de planície de inundação que apresentam uma dinâmica complexa e necessitam de um manejo conservativo, visto que, estas áreas encontram-se em grande maioria fora das áreas de APPs (28,1 km²), e alta (0,1%), que é incipiente no mapeamento realizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erivelton Pereira Vick, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Licenciado em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FCT-UNESP (2013-2016). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2017-2019). Atualmente é Doutorando em Geografia - Dinâmica Ambiental e Planejamento - na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (2019-2023). Membro do Laboratório de Sensoriamento Remoto (La-Ser) na mesma instituição. Atuante nas áreas de Geotecnologias, com ênfase na Modelagem de Sistemas Ambientais, Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informação Geográfica, Bacia Hidrográfica.

Edson Rodrigo dos Santos da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal, cursando atualmente o curso de Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão em Geografia Física e Geotecnologias, nomeadamente aos temas relacionados à Bacia do Alto Paraguai (BAP), o incluindo o Pantanal e o seu planalto adjacente. Durante os estudos na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, foi realizada graduação sanduíche na Universidade do Porto (Portugal) pelo período de um semestre, priorizando o aprendizado de questões europeias atuais e novas metodologias, nomeadamente às relacionadas ao Geoprocessamento.

Vitor Matheus Bacani, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

É Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Possui Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia pela UFMS/CPTL (2005), mestrado em Geografia pela UFMS/CPAQ (2007) e doutorado em Geografia Física (2010) pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Desenvolveu seu estágio de Pós-Doutorado (2014-215) no Laboratório LETG-Rennes-COSTEL da Université de Rennes 2, França, onde atualmente é pesquisador membro associado. É Docente Permanente dos cursos de Mestrado e Doutorado em Geografia da UFMS, Campus de Três Lagoas e do curso de Mestrado em Geografia do Campus Aquidauana e do Mestrado em Recursos Naturais da FAENG/UFMS em Campo Grande.Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Campus de Três Lagoas (2016-2019). Tem atuado como Consultor ad hoc para várias revistas científicas. Tem experiência nas áreas de Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informação Geográfica, Modelagem de Sistemas Ambientais, Bacias Hidrográficas, Pedologia, Zoneamento Ambiental, Ordenamento Territorial e Pantanal.

César Gustavo da Rocha Lima, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita de Filho" (UNESP)

Graduado em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPTL). Possui Mestrado e Doutorado em Agronomia pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS/UNESP). Realiza estágio de Pós-Doutorado em Geografia (UFMS) na Área de Produção do Território e Análise Geoambiental (linha de pesquisa: Dinâmica Ambiental e Planejamento). Atualmente é Professor Assistente Doutor na Área de Geotecnia junto ao Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira e atua no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC - Recursos Hídricos e Tecnologias Ambientais) e no Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua/ANA) onde trabalha com aplicação de Geotecnologias em Análise Ambiental. Tem experiência em Ciência do Solo com ênfase em Física do Solo, Manejo/Conservação do Solo e da Água, Meio Ambiente, Bacias Hidrográficas, Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e em Análise Espacial (Geoestatística).

Ariane Aparecida Peluco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui graduação em Química - Faculdades Adamantinenses Integradas (2015), cursando especialização em Perícia Forense (Universidade do Oeste Paulista). Atualmente é Técnico em Gestão - Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química e Química Ambiental.

Frederico dos Santos Gradella, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008), doutorado em Geociências pela Universidade Estadual Paulista/UNESP/Rio Claro (2012) e Pós-Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista/UNESP/Presidente Prudente (2019). Atualmente é professor do curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Campus de Três Lagoas, atuando nas áreas de geomorfologia, geologia, climatologia, cartografia, pedologia, sensoriamento remoto e turismo.

Hermiliano Felipe Decco, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Possui graduação em Geografia (bacharelado) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008), título de Mestre em Geografia também pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul campus de Três Lagoas (2011), doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (2017- ). Atua como Técnico em Cartografia do Laboratório de Sensoriamento Remoto Aplicado (La-SeR) desde 2010, tem interesse em trabalhos sobre Pedologia, Climatologia e Sensoriamento Remoto para a posterior prática de Planejamento Territorial urbano/ambiental.

Vincler Fernandes Ribeiro de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2013). Doutorando (2019) no programa de pós-graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus Três Lagoas. Atua principalmente nos temas: uso e cobertura da terra, fragilidade ambiental, fragilidade ambiental hídrica e geoprocessamento.

Milto Ferreira Neto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduando Geografia em Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Rafael Martins Brito, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduado em Geografia Bacharelado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas - MS, membro do Grupo de Pesquisa DIGEAGEO - Diretrizes de Gestão Ambiental com uso de Geotecnologias (UFMS). Atualmente é mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Já atuou em projetos que englobam Redes Sociais e movimentos migratórios presentes na área da Geografia Humana, participou também de projetos de Iniciação Cientifica no grupo de Diretrizes de Gestão Ambiental com uso de Geotecnologias - UFMS e CNPQ, com o estudo e mapeamento das Áreas de Preservação Permanente (APP) - Zonas Ripárias e uso e ocupação da terra na Bacia Hidrográfica do Rio Sucuriú, sob orientação da Prof. Dr. Patricia Helena Mirandola Garcia.

Downloads

Publicado

2021-12-26

Como Citar

Vick, E. P., Silva, E. R. dos S. da, Bacani, V. M., Lima, C. G. da R., Peluco, A. A., Gradella, F. dos S., … Brito, R. M. (2021). AVALIAÇÃO DA FRAGILIDADE AMBIENTAL COMO SUBSÍDIO PARA GESTÃO AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DO BELTRÃO - MS. Geo UERJ, (39), e44364. https://doi.org/10.12957/geouerj.2021.44364