O PLANEJAMENTO TERRITORIAL NA FRANÇA E NO BRASIL: UMA ABORDAGEM COMPARATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.43601

Palavras-chave:

planejamento territorial, contratos de plano, políticas de desenvolvimento regional, políticas públicas

Resumo

O artigo realiza uma comparação entre as abordagens territoriais das políticas públicas no Brasil e na França, até a década de 80 e desta data aos dias atuais, com destaque para a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) brasileira e os Contratos de Plano Estado-região (CPER) franceses. Embora esses dois países possuam formações político-econômicas diferentes, a centralidade que o tema ocupa na agenda estatal francesa e a abordagem intersetorial, contrastam com a marginalidade das políticas desenvolvida pelo governo brasileiro. O texto parte da hipótese de que, no Brasil, a construção de políticas territoriais com foco na redução das desigualdades regionais, enfrentou, em sua história recente, dificuldades pela ausência de um projeto nacional de desenvolvimento estruturado, agravado pelo processo de fragmentação clientelística presentes na estruturação do Estado brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Paulo Cargnin, Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG/RS) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Analista de Projetos e Políticas Públicas – Analista Geógrafo do Departamento de Planejamento Governamental (DEPLAN) da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG); Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS – POSGEA/UFRGS; Doutor em Geografia– POSGEA/UFRGS.

Bruno de Oliveira Lemos, Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG/RS)

Analista de Projetos e Políticas Públicas – Analista Geógrafo do Departamento de Planejamento Governamental (DEPLAN) da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG); Mestre em Geografia – POSGEA/UFRGS.

Aldomar Arnaldo Rückert, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEA) e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano e Regional (PROPUR). Doutor em Ciências – Geografia Humana – USP.

Downloads

Publicado

2020-08-28

Como Citar

Cargnin, A. P., Lemos, B. de O., & Rückert, A. A. (2020). O PLANEJAMENTO TERRITORIAL NA FRANÇA E NO BRASIL: UMA ABORDAGEM COMPARATIVA. Geo UERJ, (37), e43601. https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.43601