PERFIL DOS MORADORES E ASPECTOS ETNOPEDOLÓGICOS DE UM ASSENTAMENTO RURAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Resumo
O objetivo do estudo foi definir o perfil dos assentados e dos lotes onde os mesmos residem, bem como analisar aspectos etnopedológicos no assentamento rural Fazenda do Salto, localizado no município de Barra Mansa – RJ. A definição do perfil do assentado foi estabelecida por meio da realização de entrevistas com base no Roteiro de Entrevista Semi Estruturada para avaliar o perfil dos moradores do assentamento, da propriedade, a percepção ambiental e agrícola dos assentados, bem como aspectos etnopedológicos. A amostragem se caracterizou por ser dependente dos sujeitos disponíveis, sendo realizadas 10 entrevistas com os moradores do assentamento. O perfil dos assentados e de seus lotes aponta para pessoas com idade superior a 50 anos, baixo nível de escolaridade, carentes de assistência técnica para auxiliar no desenvolvimento de suas atividades, baixo nível tecnológico aplicado em seus lotes, seja para a produção agrícola, seja para a pecuária, pouca ou nenhuma especialização e predominância de mão de obra familiar. Quanto à percepção dos aspectos etnopedológicos dos assentados ressalta-se a semelhança na descrição dos solos presentes no lote avaliado, em uma linguagem simplista e popular com aquela definida pela literatura científica e acadêmica.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.43411
Direitos autorais 2020 Kamila Lemos Costa Barros, Eliane Maria Ribeiro da Silva, Bruno Araujo Furtado de Mendonça, Marcos Gervasio Pereira, Camila Kelly de Queiroz

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj