A POLÍTICA PÚBLICA BRASILEIRA PARA COMUNIDADES QUILOMBOLAS: O PROGRAMA BRASIL QUILOMBOLA NO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ, NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.40891

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Comunidades Quilombolas. Resistência

Resumo

O trabalho surge na expectativa de analisar os obstáculos enfrentados na implantação do Programa Brasil Quilombola (PBQ) nas Comunidades Quilombolas (CQ) do município de Corumbá-MS. Procura compreender os entraves na implementação dos quatro eixos estabelecidos pela Agenda Social Quilombola (ASQ) – Acesso a Terra; Infraestrutura e Qualidade de Vida; Inclusão Produtiva e Desenvolvimento Local; Direito e Cidadania – por meio do monitoramento e da análise das ações a eles relacionadas, nas três comunidades quilombolas, Campos Correia, Maria Theodora Gonçalves de Paula e Família Ozório. A fim de apreender a realidade vivenciada pelas comunidades quilombolas do município de Corumbá, uma pesquisa a partir de dados secundários e primários foi realizada, através das seguintes intervenções: revisão bibliográfica e levantamento de dados junto aos órgãos públicos, bem como entrevistas nas citadas comunidades. O desafio proposto é compreender os significados políticos, econômicos e sociais da invisibilidade dessas comunidades, sobretudo suas formas e sinais de resistência, focando principalmente na produção de alternativas de sobrevivência pelos agentes sociais envolvidos, frente à exiguidade do Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Batista Alves de Souza, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)

Doutorando em Geografia pelo PPGG-UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados. Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2007). Exerce o cargo de professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul IFMS - Campus Ponta Porã. É pesquisador nos Grupos de Pesquisas CNPq, GTA Grupo de Pesquisa e Estudos Território e Ambiente, A luta pela terra: perspectivas contra-hegemônicas e o Novo Constitucionalismo Latino-Americano e CASTA Ciências Agrárias, Sustentabilidade, Tecnologia e Agronegócios. Tem experiência na área de Educação com ênfase em EaD (Educação a Distância), EJA - PROEJA (Educação de Jovens e Adultos) e Educação no Campo.

Edvaldo César Moretti, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professor Titular na Universidade Federal da Grande Dourados. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996). Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Pós-doutorado realizado em 2006-2007 no curso de Geografia do Instituto de Geociências da UNICAMP. 

Downloads

Publicado

2020-05-22

Como Citar

Souza, J. B. A. de, & Moretti, E. C. (2020). A POLÍTICA PÚBLICA BRASILEIRA PARA COMUNIDADES QUILOMBOLAS: O PROGRAMA BRASIL QUILOMBOLA NO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ, NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. Geo UERJ, (36), e40891. https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.40891