BLOCKCHAIN E BITCOIN: ALTERNATIVAS TECNOLÓGICAS PARA O CONTROLE PÚBLICO DAS FINANÇAS

Autores

  • Hindenburgo Pires Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2022.40759

Palavras-chave:

Blockchain, Bitcoin, Moedas virtuais, Ciberespaço, Geografia das finanças, FinTech e Póscapitalismo

Resumo

O crescimento da demanda por moedas virtuais e a expansão do uso da tecnologia blockchain demonstraram que as empresas de tecnologias (Fintechs) se estabeleceram de forma irreversível no mundo das finanças e tornou evidente, também, no final desta década, que a oferta de moedas virtuais passou a ser um importante componente político e inovador repleto de contradições, alternativas e possibilidades da geografia das finanças no ciberespaço.
Este trabalho tem três objetivos: em primeiro lugar, analisar possibilidades econômicas da tecnologia blockchain, para estabelecimento de alternativas não-capitalistas de compartilhamento de dados, produção de moedas virtuais e formação de projetos em tecnologias virtuais nos vários setores do sistema econômico. Em segundo lugar, avaliar os impasses e impactos econômicos e ambientais produzidos pelo uso intensivo de tecnologias de contabilidade compartilhada e de blockchain. Em terceiro lugar, analisar como a ausência de instrumentos de regulamentação abre brechas para que grandes corporações tecnológicas e estados nacionais criem regras autoritárias e prejudiciais ao desenvolvimento de alternativas póscapitalistas de controle público das finanças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-11-28

Como Citar

Pires, H. (2022). BLOCKCHAIN E BITCOIN: ALTERNATIVAS TECNOLÓGICAS PARA O CONTROLE PÚBLICO DAS FINANÇAS. Geo UERJ, (41), e40759. https://doi.org/10.12957/geouerj.2022.40759

Edição

Seção

Artigos