CONTEÚDOS E SIGNIFICADOS DA SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL EM IMPERATRIZ-MA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA POLÍTICA HABITACIONAL DIFUNDIDA NO CONJUNTO HABITACIONAL ITAMAR GUARÁ I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.40520

Palavras-chave:

Habitação. Segregação. Política habitacional. Imperatriz. Itamar Guará I

Resumo

Neste artigo são abordados elementos da configuração da política habitacional desenvolvida na cidade de Imperatriz-MA. Este estudo visa refletir sobre os significados da política de habitação difundida por meio do Programa Minha Casa Minha Vida – PMCMV – no conjunto habitacional Itamar Guará I, implantado nesta cidade no ano de 2012 e suas relações com a segregação socioespacial urbana. Em primeiro momento é destacado como reflexão, a intensificação do processo de urbanização no Brasil que se apresentou de modo complexo, promovendo uma série de problemas sociais, dentre eles, destaca-se a falta de moradia. Em seguida, fez-se um breve contexto da evolução das políticas habitacionais no Brasil, dando ênfase ao PMCMV e suas contradições. Do ponto de vista metodológico, as reflexões aqui realizadas se baseiam nas abordagens marxista e qualitativa e se ampararam na adoção do método dialético, considerando a construção contraditória do espaço urbano na cidade capitalista contemporânea. Utilizamos ainda para a coleta de dados a observação simples e a realização de entrevistas semiestruturadas com os moradores do conjunto habitacional Itamar Guará I.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaio de Moura Silva, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Graduando em Licenciatura pela Universidade Estadual da região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. bolsista de iniciação científica, apoiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Maranhão - FAPEMA. Pesquisa na área de Geografia Urbana.

Jailson de Macedo Sousa, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (2001). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2005). Doutorado Sanduíche em Geografia no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território - IGOT pela Universidade de Lisboa (2013) e Universidade Federal de Uberlândia (2015). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre dinãmicas regional e urbanas da Amazônia Oriental - GERAMO. È professor Adjunto I da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Cidade e Região; Cidades Médias; Pequenas Cidades; Análise Regional; Amazônia Oriental.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

Silva, K. de M., & Sousa, J. de M. (2020). CONTEÚDOS E SIGNIFICADOS DA SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL EM IMPERATRIZ-MA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA POLÍTICA HABITACIONAL DIFUNDIDA NO CONJUNTO HABITACIONAL ITAMAR GUARÁ I. Geo UERJ, (37), e40520. https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.40520