ESTIMATIVA DE CONSTITUINTES OPTICAMENTE ATIVOS DA ÁGUA POR SENSORIAMENTO REMOTO ORBITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.38068

Palavras-chave:

variáveis limnológicas, reflectância, imagens LISS-III.

Resumo

O trabalho teve como objetivo avaliar o uso potencial de imagens LISS-III/Resourcesat-1 na estimativa de constituintes opticamente ativos da água do reservatório Passo Real. Com as imagens de satélite utilizadas para a análise da refletância da água foi possível a extração de informações em pixels com resolução espacial de 23,5 metros. A seleção de imagens foi feita a partir da disponibilidade de cenas sem presença de nuvens em datas mais próximas à realização dos trabalhos de campo. Os processamentos das imagens para correção dos efeitos atmosféricos e transformação dos números digitais em valores de reflectância foram realizados no software ENVI 5.0 As espacializações dos dados limnológicos obtidos in situ foram realizadas por interpolação no software Spring 4.3.3 e as espacializações dos dados estimados por satélite foram gerados por fatiamento da imagem gerada pela inserção das equações obtidas nos modelos. A partir do conjunto de dados disponível foi possível produzir modelos capazes de estimar o total de sólidos em suspensão, a turbidez e a transparência da água com apenas uma única banda espectral, a banda 3 (620 a 680 nm) do sensor LISS-III/Resourcesat-1. Com a aplicação da técnica de razão de bandas espectrais foi possível gerar um modelo para estimativa da concentração de clorofila-a.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Correa dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduado em Geografia Licenciatura Plena (2009), Geografia Bacharelado (2013), Especialista em Geomática (2014), Mestre em Geografia (2012) e Doutor em Geografia (2016) pela Universidade Federal de Santa Maria. Atuou como tutor a distância do curso de Licenciatura em Sociologia (UAB/UFSM) e Licenciatura em Geografia (UAB/UFSM. Desenvolve pesquisas na áreas de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto, Geotecnologias aplicadas ao ensino de Geografia, Geoprocessamento e Limnologia.

Waterloo Pereira Filho, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Geógrafo pela Universidade Federal de Santa Maria (1983), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela University of Victoria - Canadá. Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto, atua principalmente nos seguintes temas: Limnologia, Uso da Terra e Geotecnologias.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

dos Santos, F. C., & Pereira Filho, W. (2020). ESTIMATIVA DE CONSTITUINTES OPTICAMENTE ATIVOS DA ÁGUA POR SENSORIAMENTO REMOTO ORBITAL. Geo UERJ, (37), e38068. https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.38068