OPTIMIZING THE MONITORING OF NATURAL PHENOMENA THROUGH THE COUPLING OF ORBITAL MULTI-SENSORS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.37832

Palavras-chave:

Resolução temporal, múltiplos sensores, disponibilidade de imagens.

Resumo

Alta frequência de imagens e resolução espacial são características necessárias em estudos com alta dinâmica temporal e espacial, difícil de encontrar em um único sensor orbital. Portanto, a possibilidade de usar vários satélites para solucionar esse obstáculo no monitoramento é de fundamental importância. O objetivo do estudo foi avaliar o acoplamento multisensor para monitorar fenômenos que requerem uma frequência mais elevada de imagens detalhadas, intercalando as imagens de reflectância do sensor LISS III, a bordo do satélite ResourceSat-II e o sensor MSI no Sentinel-2A, utilizando o sensor OLI (Landsat-8) como padrão. Para prosseguir com a metodologia, foi necessário, antes da intercalibração, converter os números digitais (bandas) em refletância no topo da atmosfera, para que posteriormente fosse possível realizar a intercalibração dos dados com regressão linear simples. Os resultados demonstram que, com a intercalibração das imagens de reflectância dos sensores LISS III e MSI, é possível acoplar as informações desses sensores com as provenientes do OLI, possibilitando o aumento da frequência e disponibilidade de informações em estudos que exigem mais observações, como no monitoramento agrícola, desastres naturais e desmatamento, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Filgueiras, Universidade Fedral de Viçosa

Engenheiro Agrícola e Ambiental formado pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG (2013), mestre em agronomia (irrigação e drenagem) na linha de geoprocessamento, pela Universidade Estadual Paulista UNESP. Doutorando em Engenharia Agrícola, com foco em manejo de irrigação via sensoriamento remoto, pela Universidade Federal de Viçosa UFV. Possui experiência na área de recursos hídricos, agrometeorologia, sensoriamento remoto, sistema de informação geográfica, geoestatística e machine learning.

Everardo Chartuni Mantovani, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Engenheiro Agrícola e MS pela UFV, Doutor em Agronomia pela UCo-Espanha. Professor da UFV desde 1983 sendo atualmente Professor Titular Sênior do DEA-UFV. Coordenou diversos projetos financiados pelo CNPq, FAPEMIG, BNB, EMBRAPA e atualmente é o coordenador de um programa de pesquisa sobre disponibilidade de recursos hídricos no Oeste da Bahia com recursos da AIBA/IAIBA/PRODEAGRO. Criou e coordenou por 20 anos o GESAI (Grupo de Estudos e Soluções para Agricultura Irrigada) - DEA/UFV. Criou a empresa Irriplus Tecnologia e Treinamento da qual é o diretor geral e também a empresa Irriger - Tecnologia e Serviço de Irrigação, da qual é membro do Conselho Deliberativo. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola e Agronomia, com ênfase em Gestão e Engenharia da Irrigação.

Santos Henrique Brant Dias, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Técnico em Agropecuária formado no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Januária (2010); Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Viçosa (2015), Mestre em Engenharia Agrícola (Recursos Hídricos e Ambientais) na mesma universidade. Atualmente é Doutorando em Agronomia na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Tem experiência em agronomia, já trabalhou com Entomologia, Fertilidade, física e classificação de solos, Manejo e Conservação de Solos, atualmente trabalha na área de solos e água utilizando inteligência Artificial e Sensoriamento Remoto. 

Elpídio Inácio Fernandes Filho, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Possui graduação em agronomia pela Universidade Federal de Viçosa(1986), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa(1989) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa(1996). Atualmente é Professor da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo. Atuando principalmente nos seguintes temas:Sistemas especialistas, Aptidao agricola, Sistemas de informacoes geograficas, desenvolvimento de software.

Fernando França da Cunha, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Possui graduação em Agronomia (2003), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa. É membro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) e do Grupo de Estudos e Soluções para Agricultura Irrigada (GESAI), ambos pertencentes ao DEA/UFV. Atua em disciplinas de graduação e pós-graduação e suas pesquisas são relacionadas a manejo e engenharia de irrigação.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Filgueiras, R., Mantovani, E. C., Dias, S. H. B., Fernandes Filho, E. I., & Cunha, F. F. da. (2020). OPTIMIZING THE MONITORING OF NATURAL PHENOMENA THROUGH THE COUPLING OF ORBITAL MULTI-SENSORS. Geo UERJ, (37), e37832. https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.37832