TENDÊNCIA DE COBERTURA E USO DO SOLO PARA A BACIA DE SEPETIBA: NOVOS ELEMENTOS PARA O PLANEJAMENTO AMBIENTAL E A GESTÃO DO TERRITÓRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.37731

Palavras-chave:

Tempo. Produção do espaço. Zona Oeste. Modelagem de dados geográficos.

Resumo

O tempo é uma das categorias fundamentais para a Geografia, afinal é a partir dele que se compreendem os processos de organização do território, bem como dos problemas ambientais, portanto, elemento peremptório para a gestão do território e o planejamento ambiental.  O presente artigo tem como objetivo avaliar as mudanças de cobertura e uso do solo na bacia da Baía de Sepetiba, no município de Rio de Janeiro, oferecendo, a partir de uma metodologia baseada em um Sistema de Informação Geográfica Temporal (SIGT), uma perspectiva de análise que combina o tempo passado (2004), presente (2013) e futuro (tendencial). Através da metodologia aplicada foi possível constatar o intenso padrão de conversão de cobertura e uso do solo para a bacia, explicado, sobretudo, pelo desenvolvimento industrial, orientado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), bem como, a ocupação residencial de classe baixa e média, sobretudo, em áreas suscetíveis a enchentes, inundações e deslizamentos, transparecendo os impactos de um ordenamento territorial orientado não pelo poder público, mas pelos agentes produtivos e dinâmica dos megaeventos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Andrei Beser de Deus, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui graduação em Geografia, Bacharelado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Licenciatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), Mestrado em Engenharia, na área de concentração Tecnologia da Informação Geográfica, pelo Instituto Militar de Engenharia (2005) e Doutorado em Planejamento Ambiental, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Tem experiência na área de Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento Urbano, Ambiental e Energético, Geoprocessamento e Sistemas de Informações Geográficas, Cenários e Modelagem de Dados Espaço-Temporais, Vulnerabilidade e Mudanças Climáticas, Uso e Cobertura da Terra, Desmatamento, História Ambiental e Cartografia Histórica.

Antonio Carlos Oscar Júnior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Geografia pela UNICAMP (2018), Mestre e Bacharel em Geografia pela UFRJ (2014 e 2011). Desenvolve atividades na grande área de Geografia Física, com ênfase em: Climatologia, Riscos, Gestão Territorial e Políticas Públicas. Exerceu a função de Diretor de Planejamento Urbano na Subsecretaria de Urbanismo da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias (RJ) onde gerenciou diversos projetos de gestão urbana. Também foi consultor do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTi) elaborando subsídios para a III Comunicação Nacional para a Convenção Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas. Atualmente é Professor Assistente do Departamento de Geografia Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DGF/IGEOG/UERJ), membro da Associação Brasileira de Climatologia (ABClima) e Representante da América Latina junto à Comissão Internacional de História da Meteorologia (ICHM) da União Internacional em História e Filosofia da Ciência e Tecnologia (2018-2021).

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Deus, L. A. B. de, & Oscar Júnior, A. C. (2020). TENDÊNCIA DE COBERTURA E USO DO SOLO PARA A BACIA DE SEPETIBA: NOVOS ELEMENTOS PARA O PLANEJAMENTO AMBIENTAL E A GESTÃO DO TERRITÓRIO. Geo UERJ, (37), e37731. https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.37731