ANÁLISE DO BALANÇO HÍDRICO CLIMATOLÓGICO DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO ALTO CAMAQUÃ-RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.37723

Palavras-chave:

Déficit Hídrico, Pecuária Familiar, bioma Pampa.

Resumo

Este trabalho foi realizado na sub-bacia hidrográfica denominada Alto Camaquã-RS, pertencente ao Bioma Pampa, uma região considerada estável e de alta importância para a conservação da biodiversidade. A principal atividade econômica e sociocultural da região é a pecuária familiar, sendo esta também fundamental para a manutenção do bioma em função da coexistência campo/gado. Foi realizado o Balanço Hídrico Climatológico (BHC) da sub-bacia para compreender seu comportamento nos meses de maiores déficits e excedentes hídricos, foram testados dois diferentes métodos de espacialização dos resultados: 1) Thorntwaite & Mather (1955) e 2) BHCGeo (2013). A principal diferença entre os dois métodos está na determinação da CAD. O BHC foi calculado para três diferentes comportamentos de chuva: Ano Normal; Ano Seco; e Ano Chuvoso. Os métodos estudados demonstraram grande eficiência no cálculo do BHC. As diferenças entre as duas não modificam o comportamento geral da sub-bacia, não causando diferenças significativas nos déficit e excesso hídricos. Porém, o segundo método é mais eficiente para regiões com alta variabilidade de uso de solo. Além disso, o último apresentou resultados mais consistentes para situações que exigem análises mais detalhadas. Os resultados comprovam que os pecuaristas familiares somam prejuízos com muitos meses de déficit hídrico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nájila Souza da Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS)

Graduada em Engenharia Florestal (2012) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com mestrado em Engenharia Ambiental (2016) área Recursos Hídricos pela UFSM e doutoranda do programa de Pós-graduação em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente integra o laboratório de Sensoriamento Remoto Geológico, onde desenvolve pesquisas na área de Sensoriamento Remoto Termal. Atua nos seguintes Grupos de Pesquisa: Desenvolvimento, Meio Ambiente e Sociedade (UNIPAMPA/GPDEMAS), Gestão de Recursos Hídricos (UFSM/GERHI), Sensoriamento Remoto e Geofísica Aplicada (UFRGS) e Geotecnologias aplicadas à análise ambiental (UFSM). Suas áreas de interesse são Planejamento Ambiental, Desenvolvimento Rural, Transferência radiativa na atmosfera, radiometria e séries temporais.

Cibelle Machado de Carvalho, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Bacharela em Gestão Ambiental (2013) pela Universidade Federal do Pampa. Especialista em Educação ambiental (2015) e Mestre em Engenharia Ambiental (2015) pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM. Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós- Graduação em Engenharia Civil - UFSM, com ênfase em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. 

Pâmela Suélen Käfer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS)

Engenharia Florestal formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestranda em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e atualmente integra o laboratório de Sensoriamento Remoto Geológico, onde desenvolve pesquisas na área de Sensoriamento Remoto Termal. Suas áreas de interesse incluem Transferência radiativa na atmosfera, radiometria e séries temporais.

Maria Lujan Iglesias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS)

Doutoranda em Física no IF-UFRGS (ingresso 2013). Posui Graduação em Física pela Universidad Nacional Del Sur, Argentina (2010). Mestrado em Sensoriamento Remoto (PPGSR- UFRGS) (2013). Experiencia em resolução de equações diferenciais mediante simulação por dinámica molecular para estudo de atrito e nanotribología. Participa também em pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Sensoriamento Remoto Geológico (LabSRGeo/PPGSR/UFRGS)

Suzianny Cristia Salazar da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS)

Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA.  Técnica em Geodésia e Cartografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Sensoriamento Remoto (UFRGS). Possui experiência na área de geoprocessamento, e no processo de elaboração e emissão de cadastramento ambiental rural e desenvolvimento de mapas para licenciamento ambiental rural.

Sílvia Beatriz Alves Rolim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS)

Professora Titular DE da UFRGS e Pesquisadora Permanente do PPG em Sensoriamento Remoto (PPGSR) da UFRGS. Geóloga (UFRGS/1988), Mestre em Sensoriamento Remoto pelo INPE (CAPES/FAPESP, 1992), doutorado em Geociências na UNICAMP(CAPES, 2001) e Pós Doutorado na Stockholm University-Sweden (ONU, 2004). Lider do Grupo de Sensoriamento Remoto e Geofísica Aplicada (Diretório CNPq); membro do Comitê Assessor Científico de Ciências Exatas da FAPERGS; consultora Ad Hoc do CNP, CAPES e FAPESP. Coordenou o PPGSR de 2007 a 2010, liderando a criação do Programa de Doutorado em 2010; Foi Presidente da Câmara de Pós Graduação (CAMPG/UFRGS), Vice-Presidente da Câmara de Pesquisa (CAMPESQ/UFRGS), Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e do Conselho Universitário da UFRGS. Coordena o Laboratório de Sensoriamento Remoto Geológico (LabSRGeo). Possui experiência em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos temas: Transferência radiativa na atmosfera, Radiometria Óptica e Sensoriamento Remoto Geológico. É bolsista de Produtividade do CNPq.

Rafael Cabral Cruz, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Doutor em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2005. Atualmente é Professor Associado do Campus de São Gabriel, Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e atua como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria. Atua em Gestão Ambiental, com ênfase em Gestão de Recursos Hídricos, Estudos de Impacto Ambiental, Zoneamento Ambiental, Análise Integrada de Bacias Hidrográficas. Atua também em Ecologia de Rios e de Áreas Úmidas, com ênfase na análise do regime de pulsos para determinação de condicionantes ecológicos para definição da vazão remanescente nos corpos de água, com aplicação no licenciamento de obras de barragens para fins de geração de energia elétrica, irrigação e abastecimento de água.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Rocha, N. S. da, Carvalho, C. M. de, Käfer, P. S., Iglesias, M. L., Silva, S. C. S. da, Rolim, S. B. A., & Cruz, R. C. (2020). ANÁLISE DO BALANÇO HÍDRICO CLIMATOLÓGICO DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO ALTO CAMAQUÃ-RS. Geo UERJ, (37), e37723. https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.37723