PERCEPÇÃO AMBIENTAL POR PECUARISTAS SOBRE AS PASTAGENS DE SÃO JOSÉ DO BARREIRO (SP) / CATTLE RANCHERS' ENVIRONMENTAL PERCEPTION ON THE PASTURES OF SÃO JOSÉ DO BARREIRO (SP)

Mariana Martins da Costa Quinteiro, Lucas Santa Cruz de Assis Brasil, Eliane Maria Ribeiro da Silva, Rogerio Ribeiro de Oliveira

Resumo


As florestas da bacia do Paraíba do Sul estão hoje reduzidas a remanescentes isolados, mais expressivos no relevo montanhoso. A maior parte da bacia é atualmente ocupada por pastagens, em grande parte degradadas. O presente trabalho buscou realizar uma investigação etnobotânica das gramíneas forrageiras no município de São José do Barreiro (SP), aplicando-a ao estudo de percepção de pecuaristas sobre as espécies forrageiras e as paisagens locais; à compreensão de formas de uso e manejo dessas espécies e suas resultantes ecológicas; à reflexão da trajetória e distribuição das pastagens na região do Vale do Paraíba e sua relação com a conservação local. Foram realizadas saídas de campo mensais, entre julho de 2016 e junho de 2017 para entrevistas e turnês guiadas com quatorze pecuaristas locais. Diversas espécies de gramíneas foram cultivadas na região após o ciclo do café, em diferentes épocas, mas os capins gordura e o braquiária se destacaram, pela presença em larga escala na paisagem. As consequências socioambientais da sucessão das gramíneas forrageiras implantadas na região foram: a homogeneização da paisagem, a invisibilização das diversidades biológicas e culturais, a dissociação e o despertencimento. As áreas protegidas locais necessitam de estudos que abarquem a percepção dos diversos atores locais envolvidos na conservação da biodiversidade. São estimuladas pesquisas e ações que tornem visíveis as diversidades biológica e cultural ainda existentes.


Palavras-chave


paisagem, monocultura cafeeira, Parque Nacional da Bocaina, gramíneas forrageiras

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.37212



Direitos autorais 2018 Mariana Martins da Costa Quinteiro, Lucas de Assis Santa Cruz Brasil, Eliane Maria Ribeiro da Silva, Rogerio Ribeiro de Oliveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj

Licença Creative Commons