A DEMOGRAFIA NA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL: O CASO DO ESTADO DO ACRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.36718

Palavras-chave:

Demografia, Transição demográfica, Janela de oportunidades, Amazônia, Acre

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as características demográficas do Estado do Acre. Em termos metodológicos, este trabalho se caracterizou por ser exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Os principais resultados apontam para um crescimento da população acreana entre 2000 e 2010, mas a maioria de seus municípios ainda possui menos do que 50.000 habitantes. Em relação à comparação entre a população urbana e rural, percebeu-se que o maior percentual reside no meio urbano, mas concentrando-se na capital Rio Branco, uma vez que muitos municípios ainda possuem seu maior contingente populacional no meio rural. Comparando-se os sexos masculino e feminino, observou-se que a presença feminina é maior no meio urbano e os homens estão mais presentes no meio rural. Criando-se a pirâmide etária do Estado do Acre, foi possível visualizar uma tendência de encurtamento de sua base e alongamento do seu meio, emergindo uma janela de oportunidades. Todavia, essa característica da pirâmide etária do Acre é tardia se comparada ao Brasil como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Sérgio Pedroza Lobão, Instituto Federal do Acre (IFAC)

Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (UNIOESTE), Mestre em Desenvolvimento Regional (UFAC) e Graduado em Ciências Econômicas (UFAC), Docente de Economia, Instituto Federal do Acre (IFAC).

Keila Raquel Wenningkamp, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutoranda e Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (UNIOESTE) e Graduada em Secretariado Executivo (UNIOESTE), Docente do curso de Secretariado Executivo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Ricardo Rippel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutor em Demografia – UNICAMP, Mestre em Desenvolvimento Econômico – UFPR, Especialista em Teoria Econômica - UFPR, Economista - Unioeste, Líder e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Agronegócio e Desenvolvimento Regional (GEPEC) Unioeste / CNPQ e Coordenador do GT Migração da ABEP

Downloads

Publicado

2020-05-22

Como Citar

Lobão, M. S. P., Wenningkamp, K. R., & Rippel, R. (2020). A DEMOGRAFIA NA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL: O CASO DO ESTADO DO ACRE. Geo UERJ, (36), e36718. https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.36718