AS GEOGRAFIAS UNIVERSITÁRIAS PORTUGUESA E BRASILEIRA NAS REVISTAS GEOGRAPHIA E FINISTERRA – 2000-2016 / THE PORTUGUESE AND BRAZILIAN UNIVERSITY GEOGRAPHIES IN THE MAGAZINES GEOGRAPHY AND FINISTERRA - 2000-2016

Mônica Sampaio Machado, Jorge Paulo Pereira dos Santos

Resumo


Este texto apresenta alguns resultados da pesquisa realizada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro sobre as relações entre as Geografias institucionais brasileira e portuguesa. A ideia central é refletir sobre as características e as tendências da produção geográfica universitária no século XXI no Brasil e em Portugal, tendo como base os artigos publicados em dois importantes periódicos científicos vinculados a duas universidades públicas em ambos os países, a GEOgraphia, da Universidade Federal Fluminense, e a FINISTERRA, da Universidade de Lisboa. Primeiramente são tecidas considerações sobre a história e a estrutura dos periódicos. Em seguida, é apresentada a metodologia de análise empregada e, finalmente, de forma detalhada, são expostos e discutidos os dados levantados a partir do exame, da classificação e da comparação dos artigos publicados nos periódicos geográficos brasileiro e português.

Palavras-chave


Geografia universitária; Brasil; Portugal; GEOgraphia; FINISTERRA

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.36272



Direitos autorais 2018 Mônica Sampaio Machado, Jorge Paulo Pereira dos Santos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj

Licença Creative Commons