TERRITÓRIO, DESENVOLVIMENTO E ASSOCIATIVISMO: UMA ANÁLISE SOBRE A REGIÃO DO DOURO, PORTUGAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.35802

Palavras-chave:

Território, Região do Douro, Portugal, Desenvolvimento local, Ações coletivas

Resumo

O território é formado por um conjunto de elementos, iniciativas e relações que marcam a relação sociedade e natureza. Nesse sentido, existem diversos territórios, entre eles os territórios vitícolas, cuja vinha e vinho são os pontos centrais da articulação territorial. No território do Vinho do Douro, Região Demarcada do Douro, norte de Portugal, a vitivinicultura faz parte da história, paisagem, cultura e economia. Porém, para a manutenção do desenvolvimento local deste território são realizadas ações coletivas, que atuam na valorização local, no fortalecimento do turismo, especialmente ligado ao vinho, na inovação vitivinícola e na criação de novas oportunidades comerciais para os produtos locais. Assim sendo, este trabalhodiscorre sobre o território e o desenvolvimento rural,abordando especificamente o papel das associações atuantes no Território do Douro em busca do desenvolvimento local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Manfio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciada em Geografia, Mestre e Doutora em Geografia. Membro do Núcleo de Estudos Agrários

Rosa Maria Vieira Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Geografia, professora do Departamento de Geociências, coordenadora do Núcleo de Estudos Agrários.

Artur Cristóvão, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

Professor Catedrático do Departamento de Economia, Sociologia e Gestão, Escola de Ciências Humanas e Sociais. Licenciado em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. Mestre e Doutor em Educação Contínua e Vocacional pela Universidade de Wisconsin-Madison, EUA.

Downloads

Publicado

2020-05-22

Como Citar

Manfio, V., Medeiros, R. M. V., & Cristóvão, A. (2020). TERRITÓRIO, DESENVOLVIMENTO E ASSOCIATIVISMO: UMA ANÁLISE SOBRE A REGIÃO DO DOURO, PORTUGAL. Geo UERJ, (36), e35802. https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.35802