PARTICIPAÇÃO E PROTAGONISMO FEMININO NOS PROGRAMAS DE FOMENTO À AGRICULTURA FAMILIAR NO INTERIOR PAULISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.34267

Palavras-chave:

Assentadas, OMAQUESP, Agricultura familiar, Programas Governamentais

Resumo

Nos assentamentos rurais de Araras e Jaboticabal, as mulheres associadas à Organização de Mulheres Assentadas e Quilombolas do Estado de São Paulo (OMAQUESP), são protagonistas no que se refere à participação em Programas Governamentais de Apoio à Agricultura Familiar. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é o de demonstrar, a partir das ações por elas desempenhadas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa Paulista de Agricultura de Interesse Social (PPAIS), como constroem suas lutas contra as invisibilidades e pelo reconhecimento de seus trabalhos, criando estratégias que promovam a transformação de suas comunidades rurais. Por meio de entrevistas, trabalhos de campo e de referenciais bibliográficos, observou-se ainda que, o desempenho das mulheres, no comando desses Programas, contribui para a diversidade de produção agrícola, em realidades como a do Estado e dos municípios de Araras e Jaboticabal, caracterizadas pelo domínio da produção de commodities do agronegócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Veronezzi, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (PGE-UEM). Professor do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Elpidio Serra, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professor Doutor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação de Geografia da Universidade Estadual de Maringá

 

Downloads

Publicado

2020-08-28

Como Citar

Veronezzi, F., & Serra, E. (2020). PARTICIPAÇÃO E PROTAGONISMO FEMININO NOS PROGRAMAS DE FOMENTO À AGRICULTURA FAMILIAR NO INTERIOR PAULISTA. Geo UERJ, (37), e34267. https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.34267