GEOTECNOLOGIAS E ANÁLISE MULTIVARIADA PARA INVESTIGAÇÃO DA TIPOLOGIA DO USO AGROPECUÁRIO DO ESTADO DE MATO GROSSO / GEOTECHNOLOGY AND MULTIVARIATE ANALYSIS TO INVESTIGATION OF THE TYPOLOGY OF THE AGRICULTURAL USE OF THE STATE OF MATO GROSSO

Tamires da Silva Machado, Sandra Mara Alves da Silva Neves, Edinéia Aparecida dos Santos Galvanin, Ronaldo José Neves (in memoriam)

Resumo


Objetivou-se identificar o padrão de distribuição espacial dos principais tipos agropecuários do estado de Mato Grosso, visando a caracterização e agrupamento das municipalidades mato-grossense segundo o seu grau de similaridade em relação as formas de uso da terra. O estudo abrangeu os 141 municípios do estado de Mato Grosso, cujos dados para elaboração do trabalho foram provenientes do Censo Agropecuário de 2006, estes foram sistematizados em duas matrizes. Aplicou-se o método de análise de agrupamento realizado por meio da extensão “Action Stat”, no software livre “Excel”. Para a identificação do padrão das formas de uso agropecuário os resultados foram representados adotando-se as técnicas da cartografia temática. Das 12 regiões de planejamento, a região Sudeste de planejamento (V) é a que apresenta maior diversificação produtiva. Sabe-se que o dinamismo de produção é de suma importância para a economia regional, não apenas concentrando sua renda em uma única produção. As regiões de planejamento I e XI predominam vegetação, cujas atividades de uso da terra, tanto agrícola quanto pecuária são incipientes. Em Mato Grosso predomina o tipo de uso da terra voltada para exploração de pastagens, visando o desenvolvimento da bovinocultura. A produção agrícola do Estado apresenta-se centralizada em 11 municípios.


Palavras-chave


economia, distribuição, analise de agrupamento, SIG’s

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.34195



Direitos autorais 2018 Geo UERJ

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj

Licença Creative Commons