BALANÇO HÍDRICO E CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA DE KÖPPEN E THORNTHWAITE NO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA (BA) / WATER BALANCE AND KÖPPEN CLIMATE CLASSIFICATION AND THORNTHWAITE IN THE MUNICIPALITY OF FEIRA DE SANTANA (BA)

Autores

  • Robson Argolo dos Santos Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Daniel Lima Martins Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Rosangela Leal Santos Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.34159

Palavras-chave:

Clima, semiárido, agropecuária, solo-água-atmosfera

Resumo

O estudo da meteorologia se baseia nos fenômenos atmosféricos, seu comportamento e interações físicas, químicas e dinâmicas com os demais elementos da superfície terrestre. O objetivo deste trabalho foi caracterizar climaticamente o município de Feira de Santana (BA), quanto à disponibilidade de água para o cultivo agrícola, utilizando os dados disponibilizados pelo INMET, os quais foram processados através do método de balanço hídrico climático, a partir do qual se obteve o índice hídrico, índice de aridez e índice de umidade, e auxílio das chaves de classificação de Thornthwaite. O balanço hídrico mostrou que o município apresenta uma ETP de 1431,7 mm ano-1, ETR de 720,7 mm ano-1, DEF de 711,0 mm ano-1 e EXC igual a zero. O tipo climático pela metodologia de Köppen é “Asa”, megatérmico com chuvas de inverno e verão quente, enquanto que a de Thornthwaite é C1w2A’a’, clima Sub-úmido seco com largo excesso de verão, megatérmico e com concentração de evapotranspiração potencial no verão igual a 31,2%. O município de Feira de Santana apresenta uma alta ETP, influenciada pelas altas temperaturas. O período de menor deficiência hídricas é registrado nos meses de maio, junho e julho, sendo indicado para os cultivos de sequeiro. O método de classificação climática de Thornthwaite apresenta maior detalhes que o de Köppen. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Argolo dos Santos, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA

ENGENHARIA AGRÍCOLA-RECURSOS HÍDRICOS 

Daniel Lima Martins, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Ciências Agrárias

Rosangela Leal Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Departamento de Tecnologias

Geotecnologia

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Santos, R. A. dos, Martins, D. L., & Santos, R. L. (2018). BALANÇO HÍDRICO E CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA DE KÖPPEN E THORNTHWAITE NO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA (BA) / WATER BALANCE AND KÖPPEN CLIMATE CLASSIFICATION AND THORNTHWAITE IN THE MUNICIPALITY OF FEIRA DE SANTANA (BA). Geo UERJ, (33), e34159. https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.34159

Edição

Seção

Artigos