PREFERÊNCIA DA PAISAGEM NO CENTRO DE PANAMBI/RS: ESPAÇOS LIVRES DE LAZER E RECREAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.33420

Palavras-chave:

Preferência da Paisagem. Questionários. Praça. Parque urbano

Resumo

Praças e parques são espaços livres essenciais para a estruturação e funcionalidade da vida urbana, que buscam promover a sociabilidade, construir uma identidade local, qualidade ambiental e de vida para a população. Deste modo, este trabalho teve como objetivo analisar os espaços livres de lazer e recreação de Panambi/RS, ou seja, as praças/parque, além de avaliá-los por meio da preferência da paisagem, com aplicação de questionários através da percepção e opinião da população, e por fim, contribuir com recomendações que subsidiem a gestão e planejamento territorial de futuras intervenções e manutenção. Considera-se então que a Preferência da Paisagem facilitou o cumprimento dos objetivos estabelecidos e se espera que as recomendações e sugestões ponderadas nas áreas de recreação e lazer do bairro Centro de Panambi sejam considerados pela gestão pública, para que cumpram a sua função na cidade e mantenham equilíbrio no meio urbano, com conforto e qualidade para os cidadãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samara Simon Christmann, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria, bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta. Atualmente é arquiteta e urbanista.

Eliane Maria Foleto, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Engenharia da Produção pela UFSC. Mestre em Engenharia Civil pela UFSC. Graduada em Geografia pela FCLIC. Atualmente é professora da Graduação e da Pós-Graduação em Geografia da UFSM.

Downloads

Publicado

2020-05-22

Como Citar

Simon Christmann, S., & Foleto, E. M. (2020). PREFERÊNCIA DA PAISAGEM NO CENTRO DE PANAMBI/RS: ESPAÇOS LIVRES DE LAZER E RECREAÇÃO. Geo UERJ, (36), e33420. https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.33420