TURISMO, TERRITÓRIO E URBANIZAÇÃO: UMA REANÁLISE DO CASO DO MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS E DA REGIÃO TURÍSTICA DA COSTA VERDE (RJ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.33263

Palavras-chave:

turismo, território, urbanização, política territorial, Angra dos Reis-RJ.

Resumo

Trata-se neste artigo de uma análise do processo histórico de territorialização do turismo no município de Angra dos Reis, Rio de Janeiro. O objetivo central contido nas páginas a seguir foi apresentar o papel do turismo na organização do município a partir da urbanização turística e seus efeitos na política territorial local. Em consequência, se revisitou alguns problemas sociais derivados da instalação do turismo, como a criação de enclaves territoriais, a segregação socioespacial e a privatização dos espaços públicos. Os resultados derivaram de farta e contínua análise da legislação municipal em relação às observações empíricas sobre a prática do turismo em Angra dos Reis nos últimos dez anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Góis, M. P. F. de. (2020). TURISMO, TERRITÓRIO E URBANIZAÇÃO: UMA REANÁLISE DO CASO DO MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS E DA REGIÃO TURÍSTICA DA COSTA VERDE (RJ). Geo UERJ, (37), e33263. https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.33263