IDENTIFICAÇÃO DE DEPÓSITOS FLUVIAIS E DESCONECTIVIDADES ANTRÓPICAS NO BAIXO CURSO DO RIO UNA – PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.33248

Palavras-chave:

Rio Una. Dinâmica fluvial. Depósitos fluviais. Desconectividades. Unidades Geomórficas.

Resumo

Houve a identificação dos tipos de depósitos fluviais existentes no baixo curso do rio Una, como também desconectividades antrópicas, uma vez que estas influenciam na configuração dos depósitos, bem como na dinâmica fluvial. Utilizou-se o primeiro estágio da proposta dos estilos fluviais (BRIERLEY e FRYIRS, 2005), relativa à categorização de confinamento de vale como fator primário da morfologia do canal, a partir disso, foi possível identificar trechos de canais onde são encontrados depósitos fluviais. Foram identificadas feições, através de imagens do PE3D e das atividades de campo, sendo realizado um mapeamento de detalhe destes depósitos. Por fim, foi localizada os principais elementos de desconectividades antrópicas presentes no baixo curso do rio Una, buscando associar como estes podem modificar a dinâmica natural do canal, obrigando-o a buscar novos níveis de base e ajustes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Suelania da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Geografia/Departamento de Ciências Geográficas da UFPE, Atuação na área de geografia Física, Geomorfologia e geomorfologia fluvial

Wemerson Flávio da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Geografia/Departamento de Ciências Geográficas da UFPE, Atuação na área de geografia Física, Geomorfologia e geomorfologia fluvial.

Leandro Diomério João dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Geografia/Departamento de Ciências Geográficas da UFPE, Atuação na área de geografia Física, Geomorfologia Dinâmica.

Osvaldo Girão, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor Doutor do Departamento de Ciências Geográficas e da Pós Graduação em Geografia pela UFPE.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

da Silva, C. S., Silva, W. F. da, Santos, L. D. J. dos, & Girão, O. (2020). IDENTIFICAÇÃO DE DEPÓSITOS FLUVIAIS E DESCONECTIVIDADES ANTRÓPICAS NO BAIXO CURSO DO RIO UNA – PE. Geo UERJ, (37), e33248. https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.33248