NAS ASAS DA GEOGRAFIA COM A AVIAÇÃO REGIONAL

Autores

  • Amilton Luiz Novaes Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Adauto de Oliveira Souza Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2019.32772

Palavras-chave:

região, regionalização, aviação, periodização, transporte aéreo regional brasileiro

Resumo

Este trabalho tem como objetivo precípuo apresentar e compreender as relações e/ou proximidades da ciência geográfica com a aviação regional. Há uma relação histórica entre a Geografia e a aviação, ou com um de seus segmentos, a aviação regional, todavia, não há muitos trabalhos que se dedicam à análise dessa temática. Nesse sentido, destacamos que o presente artigo terá como foco a aviação regional brasileira. Para tanto, além de apresentarmos a definição utilizada para a aviação regional, buscamos estabelecer a relação entre o transporte aéreo e suas regionalizações (ou mesmo com a Geografia). Outro ponto que nos é pertinente para atingirmos nosso objetivo trata da interação do transporte aéreo com a temática da logística, cada vez mais em evidência com o avanço do processo de mundialização – a manutenção ou aprofundamento das desigualdades entre economias e regiões em termos econômicos e políticos, processo que parte do campo produtivo e financeiro – e a intensificação do deslocamento de pessoas, bens, mercadorias e capital pelos espaços geográficos. Como parte importante de nosso estudo, apresentaremos uma periodização histórica do transporte aéreo regional brasileiro, visando uma melhor compreensão do assunto. E compreendemos que nessa análise, as principais variáveis para periodização do tempo são de cunho governamental. Por fim, apontamos que o transporte aéreo regional ainda se encontra regionalizado, ou seja, a aviação é também regional, porém numa lógica reticular, de regiões em redes e não mais regiões que sejam contíguas, num espaço contínuo, como num passado recente, no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amilton Luiz Novaes, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Possui graduação em Administração (2001) e mestrado em Agronegócios (2006) ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É Professor da Universidade Federal da Grande Dourados desde 2007, na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia - FACE. Tem experiências na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, administração pública, gestão por processos, aviação regional, infraestrutura logística, jogos de empresa, simulação empresarial,  comportamento do consumidor, biocombustíveis, etc. Além de experiência em pesquisa, extensão e no ensino superior, também possui publicações em livros e periódicos. Atuou em consultorias e Gestão nas áreas pública e privada, com destaque para a atuação como Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da UFGD na Gestão 2011-2015.

Adauto de Oliveira Souza, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professor de Geografia da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da UFGD.

Downloads

Publicado

2019-06-04

Como Citar

Novaes, A. L., & Souza, A. de O. (2019). NAS ASAS DA GEOGRAFIA COM A AVIAÇÃO REGIONAL. Geo UERJ, (34), e32772. https://doi.org/10.12957/geouerj.2019.32772