POTENCIAL EROSIVO DE PERFIL DE SOLO DE TALUDE DE CORTE ATRAVÉS DE ENSAIOS DE INDERBITZEN / EROSIVE POTENTIAL OF A CUT SLOPE SOIL PROFILE THROUGH INDERBITZEN TESTS

Rafael Ferro Moreira, Helena Polivanov

Resumo


A sub-bacia do rio Sana apresenta feições erosivas indicativas de elevada susceptibilidade à erosão em caso de exposição dos solos, embora se encontre preservada por ser um local turístico e de pequena ocupação. Ao longo da sua estrada principal, taludes de corte expõem solos erodíveis que geram problemas de ordem social e econômica. Assim, este trabalho tem como objetivo a classificação da erodibilidade comparativa desses materiais através da consistência e da massa erodida pelo escoamento superficial e salpicamento, de forma a caracterizar suas erodibilidades. Foi selecionado um talude de corte com características que representam os solos da região e foram coletadas amostras deformadas e indeformadas de horizontes pedológicos (B) e saprolíticos (C) para a realização de ensaios caracterização física e geotécnica, através de ensaios de Inderbitzen modificados. As análises mostraram que os horizontes saprolíticos são bem mais erodíveis que os pedológicos, portanto os cortes de taludes na região devem ser realizados levando em consideração essas diferenças de erodibilidade entre os horizontes de forma a reduzir os riscos de escorregamento e os custos com obras de contenção como também garantir a segurança da população.

Palavras-chave


sub-bacia, talude de corte, erodibilidade, consistência, inderbitzen

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.32158



Direitos autorais 2018 Geo UERJ

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj

Licença Creative Commons