THEODORO SAMPAIO E A GEOGRAFIA: ESBOÇO DE UMA HISTÓRIA CONTEXTUAL DE SUA TRAJETÓRIA E PRODUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA

Autores

  • Marcus Henrique Oliveira de Jesus Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2019.31399

Palavras-chave:

História da Geografia, Theodoro Sampaio, Engenheiro-geógrafo.

Resumo

A História da Geografia atualmente vem recebendo consideráveis contribuições que revelam as produções e personagens de períodos anteriores a institucionalização universitária da disciplina, o que se dá a partir da implantação da Universidade de São Paulo (USP). Nosso objetivo neste trabalho é contribuir com um esboço sobre a trajetória e produção técnico-científica do engenheiro-geógrafo Theodoro Sampaio, autor de extensa produção científica e fomentador de projetos e instituições, aspectos que pensamos ser fundamentais para a realização de uma leitura renovada da Geografia, em face da escassez de produções acerca de sua história, particularmente no período anterior às universidades no Brasil. Para a realização deste artigo realizamos uma ampla revisão bibliográfica com vistas à construção de uma narrativa capaz de destacar a participação de Theodoro Sampaio nessa história. Diante disto, consideramos necessárias revisões sobre suas obras, observando a sua importância para o levantamento de informações sobre o território, notadamente no processo de modernização urbana das cidades de São Paulo e Salvador e nas proposições sobre temáticas de interesse da ciência geográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Henrique Oliveira de Jesus, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestrando no Programa de Pós-Gradução em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus São Cristóvão. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Licenciado em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Salvador.

Downloads

Publicado

2019-08-02

Como Citar

Oliveira de Jesus, M. H. (2019). THEODORO SAMPAIO E A GEOGRAFIA: ESBOÇO DE UMA HISTÓRIA CONTEXTUAL DE SUA TRAJETÓRIA E PRODUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA. Geo UERJ, (35), e31399. https://doi.org/10.12957/geouerj.2019.31399