CONCEITOS E ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO: UMA INTRODUÇÃO CRÍTICA

Autores

  • Letícia Giannella Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
  • Ana Carolina Chaves Católico Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
  • Annelize de Souza Pereira Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
  • Bruna de Castro Dias Bicalho Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
  • Cauan Braga da Silva Cardoso Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
  • Davi Bovolenta Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
  • Eloá Nascimento dos Santos Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
  • Raphael Henriques da Rocha Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
  • Ulisses Carlos Silva Ferreira Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2019.31368

Palavras-chave:

Metrópole, City marketing, Segregação socioespacial, Políticas urbanas, Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo investiga se a compreensão teórica sobre a produção do espaço urbano e o momento contemporâneo da metropolização pode se configurar como uma chave metodológica fundamental para interpretar o período atual de acirramento das contradições do capitalismo e apontar para possibilidades de sua superação. Discute-se como intervenções urbanas em áreas centrais se relacionam com a produção da metrópole, e demonstra-se que há uma lógica no modo como as políticas econômicas e financeiras se articulam com as políticas urbanas e sociais. Por fim, conclui-se que os modelos neoliberais de planejamento urbano são concebidos visando a acumulação de capital e resultam na configuração de metrópoles que se pautam pela segregação socioespacial.

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Biografia do Autor

Letícia Giannella, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Oceanógrafa (UERJ), mestre em Geografia (PUC-Rio), doutora em Geografia (UFF), pesquisadora em informações geográficas e estatísticas (ENCE/IBGE).

Ana Carolina Chaves Católico, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Doutoranda em População, território e estatísticas públicas (ENCE/IBGE)

Annelize de Souza Pereira, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Mestranda em Educação (IFRJ)

Bruna de Castro Dias Bicalho, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Doutoranda em População, território e estatísticas públicas (ENCE/IBGE)

Cauan Braga da Silva Cardoso, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Mestrando em População, território e estatísticas públicas (ENCE/IBGE)

Davi Bovolenta, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Mestrando em População, território e estatísticas públicas (ENCE/IBGE)

Eloá Nascimento dos Santos, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Mestranda em População, território e estatísticas públicas (ENCE/IBGE)

Ulisses Carlos Silva Ferreira, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Mestrando em População, território e estatísticas públicas (ENCE/IBGE)

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Publicado

2019-06-04

Como Citar

GIANNELLA, Letícia; CATÓLICO, Ana Carolina Chaves; PEREIRA, Annelize de Souza; BICALHO, Bruna de Castro Dias; CARDOSO, Cauan Braga da Silva; BOVOLENTA, Davi; DOS SANTOS, Eloá Nascimento; DA ROCHA, Raphael Henriques; FERREIRA, Ulisses Carlos Silva. CONCEITOS E ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO: UMA INTRODUÇÃO CRÍTICA. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 34, p. e31368, 2019. DOI: 10.12957/geouerj.2019.31368. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/31368. Acesso em: 1 jul. 2025.