IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS VERDES URBANAS A PARTIR DE IMAGENS DE SATÉLITE WORLDVIEW-II: O CASO DAS PRAÇAS NA CIDADE DE MONTES CLAROS – MG / IDENTIFICATION OF URBAN GREEN AREAS FROM SATELLITE IMAGES WORLDVIEW-II: THE CASE OF SQUARES IN THE CITY OF MONTES CLAROS - MG

Carlos Alexandre de Bortolo, Herick Lyncon Antunes Rodrigues, Mariley Gonçalves Borges

Resumo


A existência de áreas verdes dentro da área urbana influencia diretamente na melhoria das condições ambientais e sociais. Partindo desse pressuposto, as discussões aqui expostas visam classificar as praças como áreas verdes ou espaços públicos, baseados em suas funções apresentadas, tais como, função ecológica, estética, lazer e área permeável de 70%. Assim sendo, tendo como foco principal a cidade de Montes Claros, o presente trabalho busca aplicar os conceitos, métodos e técnicas que auxiliem na identificação, classificação, quantificação e mapeamento das praças da cidade, definindo as mesmas como área verde ou espaço livre. A metodologia utilizada na delimitação e classificação das praças baseou-se na revisão da literatura e na utilização de imagens de satélite com alta resolução espacial, assim também como trabalhos de campo. Constatou-se que as praças consideradas como áreas verdes estão dispostas de forma heterogênea na cidade, ocupando desde loteamentos com condições mais precárias até locais mais dinâmicos e estruturados, observando que ainda existem alguns locais que não dispõem dessas áreas. Conclui-se que, a cidade de Montes Claros possui cerca de noventa e seis praças, destas, oitenta e uma foram classificadas como espaços livres devido apresentarem parte ou nenhuma das funções para ser designada como área verde e dezesseis foram consideradas como áreas verdes por apresentarem todas as funções.


Palavras-chave


Imagens de Satélite; Praças; Áreas verdes; Espaços livres.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.31026



Direitos autorais 2018

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj

Licença Creative Commons