CONJUNTO DE CONCEITOS RELACIONADOS AO LUGAR EM GEOGRAFIA HUMANISTA: UMA ABORDAGEM PARA COMPREENDER A RELAÇÃO AFETIVA DOS HOMENS COM O MEIO AMBIENTE / SET OF CONCEPTS RELATED TO THE PLACE IN HUMANIST GEOGRAPHY: AN APPROACH TO UNDERSTAND THE AFFECTIVE RELATIONSHIP OF MEN WITH THE ENVIRONMENT

Rodrigo Capelle Suess

Resumo


O lugar é um conceito-chave em Geografia, sua definição nem sempre foi clara ao longo da história dessa ciência. O mesmo parece tomar contornos mais evidentes e ocupar o seu devido local com a Geografia Humanista, a partir da década de 1970. Contudo, ainda se faz necessário reforçar as concepções teóricas que cercam esse conceito. Nesse aspecto, o desafio deste trabalho é identificar e analisar um conjunto de conceitos relacionados ao lugar em Geografia humanista que permita compreender a relação afetiva das pessoas com o meio ambiente. Sendo assim, são elencados os conceitos de cultura, símbolo, significado, grupos sociais, mundo vivido, cotidiano, experiência, corpo, casa e lar. Assim, o lugar, enquanto centro de significados e valores, ao lado desses conceitos, se torna uma importante ferramenta para uma leitura significativa das relações de acordos e desavenças do ser humano com o seu universo vivido.


Palavras-chave


Lugar; Geografia Humanista; Mundo vivido; Significados; Conceitos geográficos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.30883



Direitos autorais 2018

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj

Licença Creative Commons