SUSTENTABILIDADE DE BAIRROS: UMA ANÁLISE EM CAMPO MOURÃO-PR, BRASIL / SUSTAINABILITY OF NEIGHBORHOODS: AN ANALYSIS IN CAMPO MOURÃO-PR, BRAZIL

Autores

  • Maristela Denise Moresco Mezzomo Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Marcos Antonio Borges Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Artur Jorge de Jesus Gonçalves Instituto Politécnico de Bragança (IPB)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.30480

Palavras-chave:

Bairros Sustentáveis. Qualidade Ambiental. Diagnóstico. Planejamento Urbano. Indicadores

Resumo

A temática sustentabilidade, no âmbito dos debates internacionais, tem destacado significativamente aspectos ligados as cidades, como questões de ineficiência de planejamento, ocupações desordenas, precarização das habitações, degradação ambiental e inseguranças sociais. Neste mesmo contexto, se desenvolveu a ideia de sustentabilidade de bairros, que visa analisar aspectos ligados a sustentabilidade em uma escala de maior detalhe, o bairro. Nesta perspectiva, este artigo tem como objetivo analisar a sustentabilidade de dois bairros da cidade de Campo Mourão, Paraná. Foram aplicados indicadores selecionados a partir de princípios e premissas publicados em documentos internacionais. Como resultados, foi verificado que os bairros apresentam semelhanças em termos estruturais, porém não atendem a totalidade de indicadores aplicados. Esta situação reflete uma condição crescente verificada em cidades brasileiras, em que os bairros têm deixado de ganhar importância funcional em termos de mobilidade e infraestrutura de saúde, educação e lazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maristela Denise Moresco Mezzomo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professora Adjunta do Departamento Acadêmico de Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) câmpus Campo Mourão-PR. Líder do Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Gestão Ambiental. Doutora em Geografia pela UFPR, Mestre em Geografia pela UEM, Bacharel em Geografia pela UEM e Licenciada em Geografia pela UNIOESTE. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão envolvendo os temas Geoecologia, Planejamento da Paisagem, Unidades de Conservação, Unidades de Paisagem, Diagnóstico Geoambiental e Qualidade Ambiental Urbana, contando com bolsas da Fundação Araucária e UTFPR. Desenvolve projeto de pesquisa em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança. Participa em comissões diversas, é revisora de periódicos científicos e participa como voluntária no Movimento Pró Ivaí/Piquiri. Atuou como Chefe do Departamento Acadêmico de Ambiental da UTFPR entre 2013 e 215.

Marcos Antonio Borges Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) câmpus Campo Mourão.

Artur Jorge de Jesus Gonçalves, Instituto Politécnico de Bragança (IPB)

Possui doutorado em Periferias, Sostenibilidad y Vitalidad Urbana pela Universidad Politécnica de Madrid(2013). Atualmente é Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Bragança. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

Mezzomo, M. D. M., Borges Junior, M. A., & Gonçalves, A. J. de J. (2018). SUSTENTABILIDADE DE BAIRROS: UMA ANÁLISE EM CAMPO MOURÃO-PR, BRASIL / SUSTAINABILITY OF NEIGHBORHOODS: AN ANALYSIS IN CAMPO MOURÃO-PR, BRAZIL. Geo UERJ, (32), e30480. https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.30480

Edição

Seção

Artigos