SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG) APLICADO A GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS. ATLAS DO APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA NAS ILHAS DE BELÉM – INICIATIVAS, DEMANDAS E POTENCIALIDADES.

Autores

  • Robson Raposo Macedo Universidade Federal do Pará
  • Ronaldo Lopes Rodrigues Mendes Universidade Federal do Pará
  • Tony Costa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.29876

Palavras-chave:

Água de chuva. Sistema de Informação Geográfica (SIG). Gestão Ambiental. Tecnologia social.

Resumo

Essa pesquisa apresenta um estudo multidisciplinar sobre gestão de águas nas ilhas de Belém. Destaca por meio de um diagnóstico temático socioambiental experiências ribeirinhas na utilização de projetos de captação de água de chuva. Com a utilização de Sistema de Informação Geográfica (SIG), apresenta a sistematização dados e informações considerando aspectos diversos relacionados ao uso do recurso natural água em seis projetos de captação de água de chuva distribuídos em nove ilhas da cidade de Belém. Em um universo de aproximadamente 3.000 habitantes sem serviços públicos de saneamento básico, destaca ações alinhadas, conscientemente ou não, à Política Nacional de Recursos Hídricos e aos objetivos e diretrizes propostos no Plano Diretor Municipal de Belém. O produto final dessa pesquisa trata-se do resultado de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA) onde se propõem o uso de um Atlas como ferramenta de auxilio à gestão ambiental, demonstrando como o uso de SIG por meio do Atlas pode contribuir na gestão de recursos naturais nas diversas temáticas que envolvem o uso de tecnologias sociais na busca de sustentabilidade e desenvolvimento local no que se refere ao uso da água em Belém.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Raposo Macedo, Universidade Federal do Pará

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Fedral do Pará. Graduado em Administração com formação técnica em Geodésia e Cartografia.

Ronaldo Lopes Rodrigues Mendes, Universidade Federal do Pará

Graduado em Geologia (1996), Mestre em Geofísica (2000) e Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (2005), sempre pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É professor do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da UFPA. É professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local da Amazônia (PPGEDAM) desde 2010 e vice coordenador deste Programa desde 2014. Foi vice presidente da Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva (ABCMAC) de 2014 a 2016. Permanece como diretor da BACMAC. Líder do Grupo de Pesquisas Aproveitamento de Água de Chuva na Amazônia, Saneamento e Meio Ambiente (GPAC Amazônia) desde 2007. Tem experiência na área de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, em especial, Água Subterrânea, Água da Chuva, Indicadores de Sustentabilidade e Uso da Água.

Tony Costa, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1993), mestrado em Geotecnia pela USP (1996) e doutorado em Geociências pelo Instituto de Geociências da UFPA (2001). Atualmente é professor Associado I da Faculdade de Eng. Civil da UFPA. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Geologia de Engenharia, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos hídricos e meio ambiente.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

Macedo, R. R., Mendes, R. L. R., & Costa, T. (2018). SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG) APLICADO A GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS. ATLAS DO APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA NAS ILHAS DE BELÉM – INICIATIVAS, DEMANDAS E POTENCIALIDADES. Geo UERJ, (32), e29876. https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.29876

Edição

Seção

Artigos