VIDAS ININTELIGÍVEIS E PRÁTICAS INDIZÍVEIS: TRAVESTIS BRASILEIRAS NEGOCIANDO AS POSIÇÕES ENTRE CRIMINALIZAÇÃO E VITIMIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DAS REDES DE PROSTITUIÇÃO / UNINTELLIGIBLE LIVES AND UNSPEAKABLE PRACTICES: BRAZILIAN TRAVESTIS NEGOTIATING POSITIONS BETWEEN CRIMINALISATION AND VICTIMISATION WITHIN ORGANISED PROSTITUTION NETWORKS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.29601

Palavras-chave:

Redes de Prostituição, Vidas precárias, Criminalização, Travestis Brasileiras

Resumo

Este artigo tem por objetivo evidenciar a criminalização das travestis brasileiras e as formas de organização de sua sobrevivência por meio das redes de prostituição. Para tanto, o texto explora as contradições entre a compreensão do grupo sobre suas vivências e os esquemas normativos de inteligibilidade do comércio sexual, tanto na escala nacional como internacional. Os dados são oriundos de trinta e duas entrevistas em profundidade. Sete delas realizadas com responsáveis por Organizações Não Governamentais (ONGs) brasileiras. Três com instituições espanholas envolvidas com a situação da prostituição envolvendo imigrantes e vinte e duas entrevistas com travestis brasileiras no período de 2008 a 2010. A análise evidência que as redes de prostituição travesti brasileiras são criminalizadas e pouco inteligíveis pelas instituições formais, aumentando assim sua vulnerabilidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseli Maria Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Pós-doutorado em Geografia e Gênero na Universidade Complutense de Madrid (2008- Bolsista CAPES). Pós-Doutorado em Geografia e Sexualidades na University of Brighton (2015- Bolsista CAPES). É docente do Ensino Superior desde 1990. Atualmente é professora Associada, nível B da Universidade Estadual de Ponta Grossa, docente dos cursos de Graduação em Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da UEPG (Mestrado e Doutorado). Editora chefe da Revista Latino-americana de Geografia e Gênero desde 2010. Desde 2003 coordena o Grupo de Estudos Territoriais e com trabalhos extensionistas participa da ONG Renascer direitos humanos LGBT desde 2006, bem como é Consultora representante do Brasil no Projeto Transrespect versus Transphobia da Transgender Europe com Sede em Berlim. É representante do Brasil na União Geográfica Internacional - Seção Gênero desde 2011 e é membro da Comissão de Coordenação da Rede Ibero-Latinoamericana de Geografia Gênero desde 2010.

Marcio Jose Ornat, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Pós-Doutor em Geografia e Sexualidades (Universitat Autònoma de Barcelona - 2016); Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (Universidade Federal do Rio de Janeiro - 2011); Mestre em Gestão do Território pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (Universidade Estadual de Ponta Grossa - 2008); Licenciado e Bacharel em Geografia (Universidade Estadual de Ponta Grossa - 2005); É professor Adjunto B, no Departamento de Geociências, da Universidade Estadual de Ponta Grossa; É membro da equipe técnica responsável pelo site do Grupo de Estudos Territoriais (http://www.gete.net.br/); Desde o ano de 2011 é co-coordenador do Grupo de Estudos Territoriais (GETE) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Instrumentações Geotecnológicas - UNICENTRO; Compõe: a equipe de coordenação da Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidades Ibero Latinoamérica - REGGSILA (https://reggsila.wordpress.com/); é coordenador de layout da Revista Latinoamericana de Geografia e Gênero (http://www.revistas2.uepg.br/index.php/rlagg). Desenvolve pesquisas que analisam as relações entre espacialidades, gênero e sexualidades.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Silva, J. M., & Ornat, M. J. (2018). VIDAS ININTELIGÍVEIS E PRÁTICAS INDIZÍVEIS: TRAVESTIS BRASILEIRAS NEGOCIANDO AS POSIÇÕES ENTRE CRIMINALIZAÇÃO E VITIMIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DAS REDES DE PROSTITUIÇÃO / UNINTELLIGIBLE LIVES AND UNSPEAKABLE PRACTICES: BRAZILIAN TRAVESTIS NEGOTIATING POSITIONS BETWEEN CRIMINALISATION AND VICTIMISATION WITHIN ORGANISED PROSTITUTION NETWORKS. Geo UERJ, (33), e29601. https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.29601

Edição

Seção

Artigos