MECANISMOS DE GESTÃO AMBIENTAL: DA AVALIAÇÃO À VALORAÇÃO AMBIENTAL / MECHANISMS OF ENVIRONMENTAL MANAGEMENT: FROM EVALUATION TO ENVIRONMENTAL ASSESSMENT

Djane de Souza Lima Gonçalves, Tiago Estevam Gonçalves

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir as abordagens teóricas e metodológicas das ferramentas de gestão ambiental, com enfoque na avaliação ambiental e nos métodos de valoração ambiental com viés da economia ambiental e da economia ecológica. Proposta. Considerara-se que a temática interessa à Geografia, à Economia e à Ecologia, assim como a outros profissionais envolvidos com pesquisas voltadas ao meio ambiente. Parte-se das premissas ecológicas na gestão do meio ambiente, bem como sua aplicabilidade torna-se um instrumento para o tratamento das questões relacionadas à degradação ambiental. Reconhece-se a iminência de medidas que possibilite proteger os ecossistemas, um objetivo que pode ser alcançado através de caminhos que introduzam novos paradigmas e leituras sobre as relações economia-natureza. Deste modo, os estudos sobre os mecanismos que contribuem para uma significativa gestão ambiental precisam avançar e ganhar novos embasamentos. Assim, a incorporação dos conteúdos econômicos e ecológicos contribui para os trabalhos relativos à Gestão Ambiental.

Palavras-chave


Ferramentas de Gestão; Avaliação Ambiental; Valoração Ambiental, Economia e Ecologia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.29592



Direitos autorais 2018

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj

Licença Creative Commons