COMUNIDADE E POLÍTICA / COMMUNITIE AND POLITICS

Autores

  • Gisele Silva Rodrigues Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.29420

Palavras-chave:

Comunidade. Política. Espaço. Integração. Modernidade

Resumo

A comunidade é construída a partir da integração e das diferentes trocas entre coletividades. Como forma humana de agrupamento, são caracterizadas por dois elementos centrais: a política e o espaço. Com a modernidade, a dependência do que há fora delas se sobrepõe ao que há dentro delas, onde os atores hegemônicos renovam as relações sociais, os meios de produção e o próprio entendimento sobre esses espaços. As ciências humanas também são responsáveis por propagar diferentes concepções sobre o conceito de comunidade e suas aplicações. No Brasil, as relações políticas, na conformação das sociedades, se sobressaem. O autoritarismo das classes hegemônicas imposto na convivência e o discurso produzido com base no local, escondem os conflitos vividos nas comunidades e impedem a ação política interna e externa da população. Este artigo discute estas questões a partir de revisão teórica de autores que trabalham o tema e o que o utiliza para explicar uma certa realidade local. Ressalta-se a necessidade de uma leitura política e histórica acerca da forma como as comunidades se espacializam, sua dinâmica e transformações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Silva Rodrigues, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Goiás/Goiânia, sob orientação do professor Dr. Tadeu Alencar P. Arrais. Desenvolve a tese intitulada "Comunidade e núcleos urbanos no território goiano". Atua nos seguintes temas: distritos, povoados, comunidades e formação socioespacial do território goiano.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Rodrigues, G. S. (2018). COMUNIDADE E POLÍTICA / COMMUNITIE AND POLITICS. Geo UERJ, (33), e29420. https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.29420

Edição

Seção

Artigos