DA TEORIA À PRÁTICA: VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS EM AULAS DE CAMPO DE GEOGRAFIA / FROM THEORY TO PRACTICE: EXPERIENCES IN GEOGRAPHY FIELD STUDIES

Autores

  • Marcos Clair Bovo Universidade Estadual do Paraná (Unespar)
  • Ricardo Luiz Töws Instituto Federal do Paraná (IFPR)
  • Carla Julina Rogal Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.28828

Palavras-chave:

Aula de campo, Metodologia, Teoria, Prática, Geografia

Resumo

O artigo tem como propósito demonstrar a importância da aula de campo na formação do profissional em Geografia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus de Campo Mourão. A aula de campo consiste em uma importante metodologia de ensino e aprendizagem, exigindo por parte do professor um planejamento relevante: a preparação, a realização, os resultados e a avaliação. A metodologia desta reflexão foi constituída de pesquisa bibliográfica em livros e periódicos científicos – em específico, o Boletim Paulista de Geografia n°. 84 de 2006, cuja temática é aula de campo. Foram aplicados questionários organizados com questões de múltiplas escolhas e dissertativas aos discentes do 2º, 3º, 4º e 5º anos do curso de Geografia, e, para os docentes, um roteiro de questões seguido de entrevistas, que foram gravadas e posteriormente transcritas. Os dados foram tabulados, seguidos da elaboração de gráficos e análise. Na UNESPAR, destacamos que as contribuições das aulas de campo como metodologia de ensino constituem importante estratégia para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, pois permitem que o professor avance além dos conteúdos aplicados em sala de aula, ampliando a compreensão da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Clair Bovo, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Docente do Curso de graduação Geografia e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Líder do grupo de Estudos Urbanos da FECILCAM (GEURF). - Email: mcbovo@yahoo.com; mcbovo69@gmail.com

Ricardo Luiz Töws, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Docente do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Doutor em Geografia (PGE-UEM). Líder do Grupo de Estudos Urbanos (UEM-PR). E-mail: ricardotows@gmail.com

Carla Julina Rogal, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Especialista em Geografia, Meio Ambiente e Ensino pela Universidade Estadual do Paraná- Campus de Campo Mourão. Possui graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela mesma instituição. E-mail carlarogal@hotmail.com

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Bovo, M. C., Töws, R. L., & Rogal, C. J. (2018). DA TEORIA À PRÁTICA: VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS EM AULAS DE CAMPO DE GEOGRAFIA / FROM THEORY TO PRACTICE: EXPERIENCES IN GEOGRAPHY FIELD STUDIES. Geo UERJ, (33), e28828. https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.28828

Edição

Seção

Artigos